Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 05 de Dezembro de 2017 às 22:46

Ficha Um


RINGO CHIU/AFP/JC
Com frequência, nós da imprensa usamos a expressão "imagem fantasmagórica" para definir uma foto. Pois esta é a ficha um. Mostra um bombeiro iluminando sua área de trabalho no grande incêndio em Santa Paula, Califórnia, Estados Unidos. Como diz o ditado, água morro abaixo e fogo morro acima ninguém segura, ainda mais com ventos fortes.
Com frequência, nós da imprensa usamos a expressão "imagem fantasmagórica" para definir uma foto. Pois esta é a ficha um. Mostra um bombeiro iluminando sua área de trabalho no grande incêndio em Santa Paula, Califórnia, Estados Unidos. Como diz o ditado, água morro abaixo e fogo morro acima ninguém segura, ainda mais com ventos fortes.

Por falar em clima...

...dezembro deve ser de pouca chuva e baixa incidência de temporais. Chuvas escassas são ruins para as culturas de verão. A informação é do instituto de meteorologia contratado pela RGE e RGE Sul. Por enquanto, os modelos indicam neutralidade, mas outros acham que La Niña de baixa intensidade tem chances.

Falta de paz

Mais uma vez, uma miniminoria transtorna a vida da cidade e causa congestionamentos gerais. Os protestadores das centrais sindicais obviamente não eram trabalhadores comuns, porque estes estavam trabalhando. Então, está mais do que na hora de Porto Alegre ter um protestódromo, quem sabe no Porto Seco, por ordem de chagada. Lá, todos podem berrar e usar o som que quiserem, mas deixem a cidade trabalhar.

Adlai, o Cara

Uma frase boa para os tempos que correm no Brasil foi proferida pelo diplomata norte-americano Adlai Stevenson Jr. (1900-1965): "Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles".

Bonito e inacessível

Ir para Abu Dhabi pode ser lindo e maravilhoso - para quem tem dinheiro sobrando. Tudo é grande, bonito e arenoso. Se é para ir a um shopping e ver lojas oferecendo carros da Ferrari, BMW, Rolls Royce, grifes de roupas carésimas sem poder botá-los na garagem ou no closet, é exercício de frustração.

Atraso dos Correios

Leitora que mora na Zona Sul da Capital foi até o posto dos Correios na avenida Juca Batista buscar correspondência. A atendente informou que o atraso na entrega se devia à falta de carteiros, aduzindo que não adiantaria buscá-la no posto, porque eles não têm tempo para procurar as respectivas correspondências. E aí, faz o quê além de cortar os pulsos?

Et pour cause

Engraçado como a vida condiciona comportamentos das pessoas e especialmente de políticos. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), que está na berlinda por causa das malas forradas com dinheiro nativo e de fora, apenas cumpriu sua sina. Todos os que o conheceram em tempos antigos dizem que ele era um mala de primeira grandeza. Deu no que deu.

Mire-se no espelho

Desde que os primeiros passos da revitalização do Cais Mauá foram dados, todos procuravam algum exemplo de cidade que foi bem-sucedida em operação semelhante, qual seria o benchmarking. Aí é que está. Como dizia o filósofo espanhol Ortega Y Gasset, o homem é o homem e suas circunstâncias. Igual às cidades. Temos que criar um modelo nosso.

O balanço do PIB em 2017...

O balanço do ano da Fiergs e o almoço de confraternização com a imprensa foi marcado pela expectativa de crescimento em 2018, mas um otimismo contido (matéria nesta edição). No geral, é esse o pensamento predominante das entidades empresariais, com ligeiras divergências com relação ao PIB. Todavia parece certo que a agricultura não vai ajudar o PIB gaúcho como ajudou neste ano.

...e a iluminação pública

Em compensação, com redução acentuada de plantio em quase todas as culturas, o preço para o produtor sobe, o que compensaria a menor produção. No tocante à indústria, o presidente Gilberto Porcello Petry anotou uma curiosidade: em todos os anos eleitorais, as empresas de iluminação pública sempre crescem mais que outros setores. Vai ver, o capricho é maior.

Miúdas

  • URUGUAIOS preparam a Expocanabis para mostrar e vender a cadeia produtiva da maconha.
  • DE liberação em liberação de drogas, breve poderemos chegar à Expococa. Mas só produtiva, sem cadeia.
  • JUIZ Sérgio Moro foi alvo de protestos na Universidade de Coimbra, Portugal.
  • É de presumir que os alunos, boa parte brasileiros, sejam a favor da corrupção.
  • REDE Plaza de Hotéis inaugura, em janeiro, o Plaza Barra First, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
  • INSTITUTO Safeweb vai ampliar o projeto Ecobarreira Arroio Dilúvio, uma parceria com a Braskem.
  • LÊNIN, o insepulto, escreveu o ensaio "Esquerdismo, doença infantil do comunismo". Tudo a ver.

Finais

  • HOSPITAL Moinhos de Vento recebe hoje o rádio-oncologista Patrick Kupelian (Universidade da Califórnia) para falar sobre novas técnicas na área.
  • PROGRAMAÇÃO do Natal no Jardim da Serra Gaúcha (Nova Petrópolis), dias 9 e 10, terá shows na Rua Coberta.
  • GUSTAVO Caleffi, da Squadra-Gestão de Riscos, recebeu a Medalha Tiradentes da Polícia Civil.