Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 01 de Dezembro de 2017 às 18:34

Bem-te-viu


FREDY VIEIRA/JC
Podia também ter o título de Domingo no Parque, pegando emprestado o título de música de Gilberto Gil, sem dúvida um marco na MPB, vencedora do Festival da Canção de 1968. Para o bem-te-vi pode ser qualquer uma das duas. Pairando quase igual a um beija-flor, a ave mirava alguma comida no chão e a engolia para repetir a manobra em seguida.
Podia também ter o título de Domingo no Parque, pegando emprestado o título de música de Gilberto Gil, sem dúvida um marco na MPB, vencedora do Festival da Canção de 1968. Para o bem-te-vi pode ser qualquer uma das duas. Pairando quase igual a um beija-flor, a ave mirava alguma comida no chão e a engolia para repetir a manobra em seguida.

Dinheiro pela janela

O que se sabe de desperdícios que ocorrem na administração direta e indireta em todos os níveis incluindo ganhos salariais ignorados, consentidos e até estimulados pelo governo permite dizer que um pente fino dispensaria qualquer aumento de impostos. Mas cadê a coragem para mexer nesta abelheira? O Brasil é refém das corporações e essa será nossa ruína.

Instinto selvagem

Já se tornou rotina que grandes aglomerações de torcedores sejam sinônimo de problemas para a segurança pública e para os próprios clubes, pelas brigas entre facções de torcidas. A verdade é que estes "torcedores" baderneiros usam o clube para o qual torcem como mera desculpa para descarregar seus instintos selvagens. O clube é desculpa. Não fosse ele, seria qualquer outra coisa ou entidade.

Luzes de Natal

A peladura geral que assola as prefeituras do Interior faz com que os prefeitos deem asas à imaginação para conseguir recursos para iluminação e decoração natalinas. Arroio do Meio fez uma bela parceria com a comunidade, com enfeites produzidos por mais de 100 voluntários. Como se diz por aí, a dor ensina a gemer.

Por falar em luzes...

Nos anos 1990, a capital gaúcha era uma luz só, de tantas ruas e casas que competiam para ver qual era a mais bonita. Pois esse espírito praticamente sumiu. As famílias compravam lâmpadas coloridas chinesas que eram vendidas a metro.

Crimes de trânsito

O Jornal do Comércio inicia hoje uma série de três matérias sobre os crimes de trânsito no Brasil. Durante a apuração, a reportagem identificou a inexistência de dados atuais oficiais confiáveis, em todos os níveis. Nos próximos dias, o leitor terá a opinião de órgãos e instituições que se envolvem com estes crimes, além de ouvir pais que perderam seus filhos e não tiveram respostas da Justiça.

A roda e sua reinvenção I

Cada vez que entra um prefeito novo, a primeira coisa que faz é redesenhar secretarias, mudando as siglas, terminando com algumas, colocando outras sobre o mesmo guarda-chuva de uma superestrutura que, ao fim e ao cabo, tira-lhes a agilidade que porventura tivessem.

A roda e sua reinvenção II

Em Porto Alegre, as superestruturas criadas pelo prefeito Marchezan Júnior (PSDB) oferecem uma notável reengenharia: em vez de verticalizar os processos, o encaminhamento vai para uma, a papelama tem que ser aprovada por outra, e correções precisam de uma terceira secretaria. Em vez de descomplicar, complica.

O drama dos chaveiros

Cerca de 160 chaveiros de Porto Alegre estão a Deus dará com a falta de agilidade na renovação dos alvarás pela Smic, ou nome que tenha hoje essa secretaria municipal. A demora na concessão pode chegar a 20 dias. O Sindicato dos Chaveiros também se queixa que a pasta não fiscaliza os informais.

Miúdas

  • ESTUDO da americana Lutron mostra que, no Brasil, as residências gastam, por dia, até uma hora e meia de consumo inútil de energia.
  • COISAS que irritam: parar em fila dupla sem ligar o pisca alerta ou ligá-lo quando o carro já parou.
  • DESAGRAVO ao ator José Abreu no programa do Faustão foi maior que a cobertura dos 90 anos da Rainha Elizabeth.
  • PREVISÃO de 11 graus de amanhã para quinta-feira. Será o primeiro "frio" do ano. E o primeiro a gente não esquece.
  • VOCÊS podem não estar interessados na guerra, mas a guerra está interessada em vocês. (Leon Trotsky)