Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 16 de Novembro de 2017 às 19:24

Ivoti escolhe novo prefeito no domingo em eleição suplementar

Carlos Villela
O município de Ivoti, na região metropolitana de Porto Alegre, vai às urnas neste domingo para escolher o próximo prefeito da cidade. A eleição suplementar ocorre após a cassação de Maria de Lourdes Bauermann (PP), que foi eleita em outubro do ano passado.
O município de Ivoti, na região metropolitana de Porto Alegre, vai às urnas neste domingo para escolher o próximo prefeito da cidade. A eleição suplementar ocorre após a cassação de Maria de Lourdes Bauermann (PP), que foi eleita em outubro do ano passado.
No primeiro ano de seu terceiro mandato como prefeita, Bauermann foi suspensa do cargo junto com seu vice Milton Mayer (PSB) após decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul no dia 6 de setembro, e afastada definitivamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 1 de outubro.
A ex-prefeita é acusada de abuso de poder e compra de votos, e está inelegível até 2025. Ela teria participado de fraude no Sistema Único de Saúde (SUS), que facilitaria atendimento médico em troca de votos.
Após investigação e uma sindicância feita pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre, foi verificado que algumas pessoas eram atendidas em um período curto de tempo enquanto outros que estavam aguardando exame ou consulta normalmente acabavam ficando para trás.
Ao todo, três candidatos disputam as eleições deste domingo, um a mais do que na votação em 2016. A posse do candidato eleito deve ser realizada até dia 15 de dezembro. Marli Heinle Gehm (PMDB) foi vice-prefeita de Ivoti na gestão de Arnaldo Kney (PSDB), e foi a vereadora mais votada de Ivoti no pleito de outubro. Seu vice, o também peemedebista Paulo Buchmann, foi prefeito de Ivoti no começo da década de 90.
Do mesmo partido de Maria de Lourdes Bauermann, Martin Kalkmann (PP) foi secretário de Saúde e Assistência Social durante os meses de administração da ex-prefeita, que participa ativamente na campanha. O vice, Roberto Schneider (PSB), hoje é vereador.
Edio Vogel (PT) tentou uma vaga na Câmara Municipal, mas, mesmo sendo o terceiro mais votado para vereador, não conseguiu ser eleito por não ter atingido o quociente eleitoral. Já o vice de Vogel, Janio Droval (PDT), também conhecido como Russo, foi eleito vereador sendo o 10º mais votado.
Desde 1989, Ivoti teve apenas quatro prefeitos diferentes: Arnaldo Kney (1989-1992, 1997-2004 e 2013-2016), Paulo Buchmann (1993-1996), Maria de Lourdes Bauermann (2004-2012 e 2017) e Satoshi Suzuki, vereador que assumiu a prefeitura este ano após a cassação de Bauermann.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO