Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 23 de novembro de 2017.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 24/11/2017. Alterada em 23/11 �s 20h44min

Setor em recupera��o

Foram 242 mil visitantes, mais de 9.500 pessoas trabalhando e mais de 70 modelos lançados nos seis dias do Salão Duas Rodas 2017, em São Paulo (SP). Tais números fazem da 14ª edição do evento a melhor de sua história. A feira apresentou mais de 500 modelos de motocicletas e novidades de mais de 400 empresas do segmento sediadas na América Latina. Depois de uma longa crise, com queda acentuada das vendas, o setor de duas rodas está dando sinais de recuperação, e o sucesso do evento avaliza essa tendência.
Terceiro turno
A fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), iniciou recentemente a produção do novo sedã Virtus. Simultaneamente, a unidade está acelerando a fabricação do Novo Polo, cujo demanda inicial gerou mais de quatro mil pedidos de compra. Esses dois fatos motivaram a retomada do terceiro turno de trabalho na planta de Anchieta. Os projetos do Virtus e do Novo Polo exigiram investimentos da ordem de R$ 2,6 bilhões.
Somente GNV
A Scania implantou na Colômbia, na cidade de Cartagena, o primeiro sistema de transporte público totalmente movido a GNV (Gás Natural Veicular). A operação teve início em novembro de 2015 e mudou a percepção da população em relação à qualidade do transporte público local, com benefícios para a comunidade como ar mais limpo e redução de doenças respiratórias.
Fábrica fundamental
A fábrica de cabines de caminhões Volvo, localizada em Curitiba (PR), está completando 20 anos. Fundamental no projeto de expansão da empresa no Brasil e nos demais países da América Latina, a unidade foi inaugurada em 1997 e produz caminhões das linhas F e VM para o mercado doméstico e para toda a região hispânica do continente.
Maior crescimento
Em outubro, os financiamentos de veículos novos e usados somaram 450.237 unidades, aumento de 20,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados da empresa de análise B3 consideram automóveis leves, motos e pesados. Foi o maior crescimento verificado desde 2010, quando a série histórica teve início.
Pioneirismo
A Bosch comemorou 10 anos de produção do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) no Brasil. Desde o início de funcionamento da linha, em 2007, foram feitas mais de seis milhões de unidades do equipamento em território nacional. A Bosch também foi a pioneira na produção do Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP) no País, ativa desde 2015. O ABS já é obrigatório em carros novos no Brasil há alguns anos e o ESP também será a partir de 2020.
Convergência tecnológica
A Volvo Cars assinou um acordo para fornecer à Uber veículos compatíveis com a tecnologia de condução autônoma, entre 2019 e 2021. O modelo a ser utilizado é o XC90. Embora não exclusivo, o contrato valoriza a parceria estratégica entre as empresas, firmada em agosto de 2016, e sinaliza um novo capítulo na convergência das fabricantes de automóveis e das companhias de tecnologia. Ao mesmo tempo em que atende a Uber com carros compatíveis com direção autônoma, a Volvo Cars usará o mesmo veículo como base no desenvolvimento de sua própria estratégia independente de autônomos, cujo primeiro lançamento está previsto para 2021.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia