Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

homem na cozinha

- Publicada em 25 de Novembro de 2017 às 14:10

Uma torta para qualquer dia


DELICIA CREMOSA/DIVULGAÇÃO/JC
O nome desperta atenção - quem sabe, tenha a ver com preparar a receita para o fim de semana e assar na hora de servir -, mas os atributos que mais me atraíram nela foram a praticidade e, sim, a foto. Ou seja, para chegar ao lindo e apetitoso resultado que ela apresenta, bastarão uns poucos minutos e rudimentares conhecimentos na cozinha. Eis dois dos mais fortes critérios para estar nesta seção. Trate de aproveitar!
O nome desperta atenção - quem sabe, tenha a ver com preparar a receita para o fim de semana e assar na hora de servir -, mas os atributos que mais me atraíram nela foram a praticidade e, sim, a foto. Ou seja, para chegar ao lindo e apetitoso resultado que ela apresenta, bastarão uns poucos minutos e rudimentares conhecimentos na cozinha. Eis dois dos mais fortes critérios para estar nesta seção. Trate de aproveitar!

Torta Sexta-Feira

Ingredientes (10 porções):
  • 1 abobrinha média sem as pontas
  • 2 cenouras médias sem casca nem pontas
  • 5 buquês de couve-flor
  • 5 buquês de brócolis
  • 1 colher (chá) de sal
  • xícara de margarina cremosa
  • 2 colheres (sopa) de fermento químico
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 180ml de leite
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de cebola e alho desidratados
  • 90g de Parmesão ralado
Modo de preparar:
  1. Separar abobrinha e cozinhar em água os demais legumes, temperados com sal, até ficarem al dente. Escorrer, cortar cenouras e abobrinha em cubos médios e reservar.
  2. Em uma tigela, misturar margarina, leite, ovos, fermento, farinha de trigo e tempero de alho e cebola, até formar uma massa cremosa. Descansar por alguns minutos.
  3. Despejar metade da massa em uma travessa refratária, sobre ela os legumes e em seguida o restante da massa.
  4. Salpicar Parmesão ralado e assar, em forno preaquecido, à temperatura 180ºC, por 35 minutos.
Enviada por Delícia Cremosa

Um famoso galeto da Serra


CPM/ESPECIAL/JC
Há décadas galeterias descem a Serra e abrem filiais em Porto Alegre. Não sei se é a melhor, mas sem dúvida a DiPaolo foi a que chegou com maior cartaz por aqui. Gostei especialmente da localização, no Boulevard Aeroporto, aquele que tem um reluzente DC-3 parqueado, com a pintura da Varig. A casa ocupa um espaço térreo, e a vista cativa a quem curte aviões; o galeto, a quem gosta de mesa farta e saborosa.
Não só ele, claro, assado na brasa, bem temperado. O roteiro da DiPaolo é invariável: maionese de batata, saladas verdejantes, radite com bacon, dois tipos de polenta, massas e galeto, tudo à mesa, caprichosamente preparado e renovado à vontade. Só se tem que escolher a massa: spaghetti, tagliarini, tortéi, spaghetti em tinta de lula, nhoque ou penne integral. E o molho: de tomate e frango, aos quatro queijos, de funghi, ao alho e óleo, na manteiga de sálvia, ou de nozes com chester e requeijão.
Essa da foto acima é uma amostra do nosso almoço. Há uma sugestão de sobremesa incluída no preço - R$ 75,00 por pessoa. Esse também não muda, no almoço ou no jantar de todos os dias (domingos, somente até 16h).
DiPaolo - Av. dos Estados, 111, telefone (51) 3325-1332.

via e-mail


ABBRACCIO/DIVULGAÇÃO/JC
  • A gentil leitora Tania Venzon informa e lamenta o fechamento do Abbraccio, do Shopping Praia de Belas. Ela esteve lá com seu marido no feriado do dia 15 e, em vez do restaurante - inaugurado há poucos meses, diga-se -, só encontrou tapumes.
  • Questionada sobre as razões, a assessoria da rede em Porto Alegre diz que o Abbraccio fechou para melhor se concentrar em suas operações de São Paulo, Rio e Brasília. Eu acresço mais essa à conta da crise econômica, diabolicamente engendrada pelos últimos governos, que hoje nos vitima. A foto é de um tentador filé de frango com penne, que integrava o menu da casa.
  • Um amigo me conta que a Vineria, na pracinha Maurício Cardoso, também fechou. Arre!
  • Jantar e bate-papo com a psicanalista Lenira Fleck e a artista multimídia Liana Timm é a sugestão para dia 30 de novembro, na Dona Quitanda - rua Félix da Cunha, 701. Começa às 19h30min, e o tema será Freud & Hilda Doolittle. Com entrada, principal e sobremesa, R$ 60,00. Ingressos: (51) 98535-3414.
  • Este eu não sei como veio parar em minhas mãos. Às vezes, pareço um vereador - os caras vêm e põem cartõezinhos no bolso do meu blazer, recomendando o restaurante tal ou qual. Mas o da Puerto Parrilla desperta curiosidade: um local para eventos, em que as estrelas são os cursos e as grelhas, em variados tamanhos. Rua Américo Vespúcio, 100 - tel. 3085-1745.
  • Festival Sul-Americano de Cerveja vai reunir mais de 30 cervejarias artesanais, com degustações, shows e workshops. Será nos dias 1 e 2 de dezembro, na Fiergs. Informações e ingressos: www.sulamericanodecerveja.com.br.