Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 23 de Novembro de 2017 às 17:58

Energia no galho


GUILHERME VITOLA/DIVULGAÇÃO/JC
A floresta solar no Parque Getúlio Vargas, em Canoas, acaba de ganhar novas integrantes: além da instalação de mais 13 árvores fotovoltaicas, uma árvore natalina de 40 metros de altura com sistema de iluminação LED, e mais de 2 mil combinações de luz e cores, ficará temporariamente no local. Instalada pela Multiplan em frente ao ParkShoppingCanoas.
A floresta solar no Parque Getúlio Vargas, em Canoas, acaba de ganhar novas integrantes: além da instalação de mais 13 árvores fotovoltaicas, uma árvore natalina de 40 metros de altura com sistema de iluminação LED, e mais de 2 mil combinações de luz e cores, ficará temporariamente no local. Instalada pela Multiplan em frente ao ParkShoppingCanoas.

Homenagem ao homeopata


JOÃO HENRIQUE KOLLING/DIVULGAÇÃO/JC
Tradição em Porto Alegre, a homenagem junto ao busto de Samuel Hahnemann - fundador da homeopatia - no Parque da Redenção ocorreu também neste ano. Mesmo com a chuva, integrantes da Liga Homeopática e da Sociedade Gaúcha de Homeopatia se reuniram, na terça-feira, depositando flores no local.

Historinha de sexta

Nos primeiros anos dos cursinhos pré-vestibular, em um deles, o professor de Química tinha o sobrenome Belleza, família tradicional do Alegrete. Além de competente, era muito divertido na arte de ensinar. Ao discorrer sobre o princípio da conservação das massas de Lavoisier, o pai da química moderna, citou a sua lei: "na natureza, nada se cria nada se perde, tudo se transforma".
O professor citou o clássico exemplo do bife de hoje, que vira o croquete de amanhã. Fez uma pausa e apontou para um dos alunos.
Mas isso você já sabe, não é mesmo?
O mestre era freguês assíduo do restaurante da família do aluno.

A força do Interior

A empresa São José Industrial, localizada em São José do Inhacorá, Noroeste do Estado, está investindo R$ 45 milhões em sua nova sede e compra de máquinas - começou como uma pequena metalurgia, há 24 anos. A nova sede contará com um pavilhão industrial mais cinco prédios anexos. "Estamos na contramão da crise", ressalta o diretor Geraldo Recktenwald. Em 2016, a São José respondeu por 25,145% do ICMS do município.

Bloqueio de cartão

A propósito das fraudes que acontecem nos ônibus da Capital, a ATP informa que já está sendo executado, junto à EPTC, um projeto que coíbe as fraudes no transporte coletivo. Trata-se da biometria facial, que, através de uma câmera, compara a imagem de quem está utilizando cartão com a que está no cadastro. Mais de 18,9 mil cartões já foram bloqueados.

Tá tudo dominado I

A Baía de Santos está com suas águas contaminadas por fármacos como o paracetamol, anti-inflamatórios e cocaína diluída, segundo estudo da Universidade Federal de São Paulo em parceria com a Unisanta (Universidade Santa Cecília). Para se ter uma ideia, a concentração é 100 vezes maior que na Baía de São Francisco, Estados Unidos.

Tá tudo dominado II

Há um estudo ainda não divulgado sobre os lençóis freáticos de Porto Alegre, que estariam contaminados por fármacos, entre outras substâncias químicas e metais pesados. É no que dá despejar medicamentos no vaso e puxar a descarga. Ainda há a presença de hormônio feminino nas águas do Guaíba, devido à urina das mulheres que usam anticoncepcionais. A natureza não reclama, ela se vinga.

Prevenção é a chave

Os números são significativos: durante a Campanha de Prevenção de Incêndio e de Acidentes Domésticos realizada pelo parque gramadense Mini Mundo, no município vizinho de Canela, na serra gaúcha, o número de incêndios caiu de 97 para 35, se comparados os seis meses de campanha com os seis anteriores. Prevenção é tudo, seja na saúde, no trânsito, no trabalho ou qualquer atividade humana. Até no sexo.

Miúdas

  • MERCADO promissor: a América Latina vai precisar de 50 mil novos pilotos nos próximos 20 anos.
  • EVENTO "anômalo e violento" detectado na área onde navegava o submarino ARA San Juan soa como epitáfio.
  • QUANDO substitui peças novas no time, treinador não tem sorte, tem competência.
  • RIO de Janeiro recebeu polpudas verbas do governo federal, mesmo que governantes tenham enfiado a mão bem fundo.
  • RIO Grande do Sul não ganhou verbas, apesar de nenhum governante ter metido a mão. O Rio continua lindo.
  • NUNCA confunda paixão de pessoa física por uma estrela com paixão pela pessoa jurídica desta estrela.

Finais

  • TROFÉU O Equilibrista 2017, do Ibef-RS, vai para José Antonio Valiati, diretor da Marcopolo.
  • RGE/Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano Papel e Celulose, inauguram amanhã/19h a Biblioteca Comunitária Mário Quintana, em Nova Hartz.