Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Jornal da Lei

- Publicada em 16 de Novembro de 2017 às 14:25

Iargs comemora 91 anos fomentando a cultura jurídica

Sulamita Santos Cabral espera ampliar grupos de estudo e ciclos de palestra

Sulamita Santos Cabral espera ampliar grupos de estudo e ciclos de palestra


CLAITON DORNELLES /JC
Laura Franco
Neste ano, o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs) completa 91 anos. Para comemorar, a instituição prepara um evento com honrarias, além do lançamento do livro que conta sua trajetória. Em entrevista ao Jornal da Lei, a primeira mulher presidente do Iargs, Sulamita Santos Cabral, fala sobre as atividades do instituto e apresenta as novidades para os próximos anos. 
Neste ano, o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs) completa 91 anos. Para comemorar, a instituição prepara um evento com honrarias, além do lançamento do livro que conta sua trajetória. Em entrevista ao Jornal da Lei, a primeira mulher presidente do Iargs, Sulamita Santos Cabral, fala sobre as atividades do instituto e apresenta as novidades para os próximos anos. 
Jornal da Lei - Como começou a história do Iargs e quais os grandes feitos do instituto?
Sulamita Santos Cabral - Estamos comemorando os 91 anos do instituto, que foi fundado em 26 de outubro de 1926 por grandes bacharéis em Direito que, além de se reunirem, queriam regulamentar a profissão de advogado. A maioria dos fundadores do Iargs é hoje nome de rua. Quando houve a revolução de 1930, os membros do instituto, mesmo se tratando de um órgão apartidário, resolveram prestar solidariedade ao Getúlio (Vargas, um dos líderes do movimento armado que o levou à presidência), e disseram que, se o movimento fosse vitorioso, que regulamentassem a profissão, o que foi feito 45 dias depois (da posse de Vargas), através de um decreto. A partir daí, foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que nada mais é do que um braço do Iargs. Ainda assim, era necessário implementar a Ordem, e coube ao instituto fazer com que ela passasse a funcionar - antes era só um nome, não tinha sede, não tinha nada. Os dirigentes do instituto passaram a ser dirigentes da OAB. Dividiram em subseções, constituíram a diretoria provisória da Ordem e assim por diante. Esses órgãos seguiram trajetórias diferentes: a Ordem é uma autarquia federal, tem papel de regulamentar e fiscalizar o exercício da advocacia; nós (Iargs) continuamos sendo privados e queremos aprimorar o Direito, pugnamos pela Justiça e congregamos os cultores e estudiosos da área. Aqui não há só advogados, mas membros do Ministério Público, magistrados e professores.
JL - Essa é sua terceira gestão como presidente do Iargs, o que mudou ao longo desse tempo?
Sulamita - Mudaram algumas coisas. Muitas pessoas importantes que faziam parte da nossa história nos deixaram, e agora outros valores estão chegando. Antigamente, não existia mestrado e doutorado aqui, e agora os jovens estão mais bem preparados e começando a colaborar com a nossa gestão. Isso é importante, porque precisamos nos renovar. Além disso, temos grupos de estudos que fomentam o debate nas mais diversas áreas do Direito. Há 40 anos, temos o Grupo de Estudos em Direito de Família, de março a novembro, todas as terças-feiras. Temos também ciclos de palestras de Direito Tributário, curso de Direito Aeronáutico, sobre Processo Civil, as Jornadas de Direito Tributário, e o Seminário de Processo Civil. O instituto vive para fomentar e disseminar a cultura jurídica. A ideia é aproximar operadores de Direito e ser um centro irradiador da cultura jurídica. Tentamos manter vivos as ideias que os fundadores tiveram ao criar o Iargs.
JL - Como vão ser as comemorações dos 91 anos do Iargs? E o que se pretende fazer para os próximos anos?
Sulamita - Teremos um jantar de aniversário (nesta quinta-feira, 23 de novembro), no qual vai ocorrer a solenidade de posse dos novos associados e a outorga da ordem honorífica, que é uma honraria que damos de três em três anos. Neste ano, o advogado emérito é Ricardo Breier, o magistrado exemplar é Teori Zavascki, o jurista eminente é Ruy Rosado de Aguiar Jr., e a professora insigne é Claudia Lima Marques. Além disso, pretendemos lançar, até dezembro, o livro dos 91 anos do Iargs, para contar as histórias do instituto através de uma linha do tempo com fotos e até mesmo o discurso completo dos fundadores. Para os próximos anos, pretendemos ampliar as programações de cursos e ciclos de palestras. Devemos adicionar cursos de Direito Eleitoral, de Processo Civil e possivelmente de Direito do Trabalho e Internacional. Temos 22 departamentos das mais diversas áreas do Direito, além de quatro grupos de estudo, então vamos aproveitá-los ao máximo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO