Sobre o Autor
Felipe Phil Neuwald, CEO da Pronto Rush Foto: /Arquivo Pessoal/JC

Felipe Phil Neuwald

Como captar investimentos para startups em est�gio inicial

Faça o dever de casa! Este é o primeiro passo que você deve ter em mente, antes mesmo de pensar em abordar um investidor-anjo e pedir investimento para a sua startup company. Fazer o dever de casa significa estudar profundamente o seu projeto por diversos ângulos, e não apenas observá-lo pela perspectiva que acha mais fácil e conveniente. Pergunte todos os porquês imagináveis, analise o comportamento dos usuários, o mercado, os competidores, como planeja a execução do negócio e tudo o que estiver relacionado ao seu projeto. Vire e revire a sua ideia e entenda se ela é realmente viável. Se em todas essas buscas não aparecerem novos porquês, é sinal que algo está errado.
Mesmo sendo o idealizador e, talvez, a pessoa capaz de executar, você não é o dono da verdade e, provavelmente, não conseguirá tocar a sua nova startup company sozinho. Encontre um co-founder que esteja disposto "a escalar o Monte Everest" com você, mesmo sabendo que a chance de chegar lá em cima é pequena, que não terão os recursos dos alpinistas profissionais e, nem de perto, a mesma experiência deles. Saiba que é preciso ter muita garra e que, se chegarem lá em cima, a vista recompensará todo o esforço.
Esse ou esses co-founders não podem ter aquele perfil de pessoa que concorda com tudo o que você diz e acha que você está sempre certo. É necessário muito questionamento. Questione os outros e seja questionado! Procure pessoas capacitadas, que complementem os seus pontos fracos e vice-versa. Opiniões divergentes, muitas vezes, chegam a resultados finais incríveis. Entenda que você precisará de sabedoria para lidar com as tomadas de decisões estratégicas. Tudo isso ainda falando da fase de estudo, aqui você nem apresentou a sua ideia ao investidor.
Eu, por exemplo, já passei três meses estudando um projeto, o da Pronto Rush, antes de apresentá-lo ao meu primeiro investidor. Após um intenso trabalho de pesquisas junto com o meu co-founder, Davi Guedes Neves, fizemos a primeira apresentação e, em uma semana, conseguimos a primeira rodada de investimento. O que fizemos com o dinheiro em caixa para começar a empresa? Executamos o projeto? Não! Decidimos, primeiramente, contratar uma equipe de profissionais que nos auxiliou em mais dois meses de um estudo ainda mais intenso, conduzindo um processo de Service Design. O que eu quero dizer é que com o dever de casa muito bem feito, quando chegar o momento de apresentar a sua ideia ao investidor, transmitirá a segurança necessária de quem entende do assunto - porque você realmente entende. Nas suas respostas, cite fontes, referências, navegue pelos temas com a calma e a naturalidade de quem sabe o que está fazendo. E, caso não tenha alguma resposta, não tem problema, desde que esteja preparado e não seja pego de surpresa. É muito diferente quando você responde com responsabilidade, informando que já chegou a mapear aquele assunto, mas que, no momento, não tem a resposta, destacando o motivo e expondo que mais pra frente, durante a execução do projeto, resolverá essa questão em aberto.
Resumidamente, esteja realmente preparado ao apresentar a sua ideia. A sua chance de reunião com o investidor é única. Se perdeu, perdeu. Se ganhou, ganhou. E a segunda opção é melhor, não é mesmo? Não é para isso que, nós empreendedores, estamos aqui?
Outro fator indispensável, antes de abordar um investidor, é saber claramente como será a sua nova companhia. Ela será incorporada no Brasil? Será uma empresa limitada ou uma sociedade anônima? E a estrutura corporativa? Todos esses fatores farão muita diferença na hora de abordá-lo. Um investidor experiente não será seu shareholder em uma empresa limitada e obrigará que você a transforme mais a frente em uma sociedade anônima para que ele seja acionista.
 
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio