Sobre o Autor
Dane Avanzi � empres�rio e advogado especialista em telecomunica��es. Foto: /arquivo pessoal/DIVULGA��O/JC

Dane Avanzi

Empres�rio e advogado especialista em telecomunica��es

Internet das coisas: a revolu��o ainda est� por vir

A internet das coisas, nome dado a futura geração de eletroeletrônicos, veículos automotores e qualquer outro tipo de dispositivo capaz de se comunicar via TCP/IP, compartilhando informações e interagindo com outros dispositivos, é literalmente a "bola da vez" no planejamento estratégico de grandes e pequenas empresas.
O Google, por exemplo, que já tem investido pesado há anos no projeto do automóvel sem condutor guiado por GPS, comprou recentemente a Nest, empresa de termostato por
US$ 3,2 bilhões. Dentre outras inovações e interações, a próxima versão do sistema operacional do smartphone da Apple, o iOS 8, permitirá que você controle dispositivos smart-casa a partir de seu iPhone.
Com a possibilidade de integrar o protocolo TCP/IP a dispositivos mais comuns aos mais sofisticados, desde uma cafeteira a um automóvel, a internet das coisas pode criar diferenciais competitivos para todos os tipos de indústrias. Nesse contexto, muitas empresas estão se unindo para padronizar o padrão tecnológico e alinhar aspectos técnicos que deverão ser comuns a todos os dispositivos.
Para tanto, mais de 40 organizações, incluindo British Telecom, IBM, Google, uma série de startups e universidades estão trabalhando conjuntamente para permitir que sensores e dispositivos possam compartilhar dados automaticamente com muito mais facilidade, e viabilizar a popularização e disseminação da internet das coisas.
Eles apelidaram tal projeto de HyperCat. O grupo espera poder incentivar uma internet das coisas com base em padrões abertos que possibilite o acesso de pequenos "players" ao invés de um modelo, no qual todos os dados estarão limitados por padrões e aplicativos ligados a produtos de grandes empresas. Essas, geralmente, usam a estratégia de criar sistemas operacionais, protocolos e padrões próprios, que não se comunicam com o de concorrentes. Exemplos clássicos: Windows e Apple.
O projeto HyperCat formou oito equipes com foco em diferentes mercados no qual a internet das coisas poderia trazer benefícios, tais como educação, veículos, aeroportos e cidades inteligentes. Os grupos utilizaram a especificação HyperCat para criar interoperabilidade dentro de seu cluster e, em seguida, entre os clusters. O projeto já trouxe resultados tangíveis com redução de custos de energia e geração de outras informações, incluindo a disponibilização de dados.
No entanto, padronização de protocolos é apenas um dos desafios dessa nova tecnologia. Estamos hoje na transição do IPV4 para o IPV6, sistema que gerencia a quantidade de IPs existentes em toda a internet. Com a internet das coisas, a quantidade de endereços IPs crescerá exponencialmente, pois cada dispositivo terá um endereço na rede.
Outro desafio, esse bem mais difícil de suplantar, é que todos os dispositivos utilizarão o espectro radioelétrico para se comunicar.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio