Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

- Publicada em 11 de Setembro de 2017 às 13:00

Informações já transparentes...

Ao derrubar o veto do Executivo ao projeto de lei que obriga a divulgação, em cada peça publicitária, dos gastos com publicidade dos órgãos e das entidades públicos de Porto Alegre, os vereadores da Capital criaram problemas sem necessidade. O texto prevê a obrigação de se divulgar em todo e qualquer anúncio, em jornal, rádio, tv etc., incluindo, o valor, o número da lei e a quantidade de exemplares ou de inserções. No caso de veiculação em rádio, por exemplo, o locutor deverá mencionar todas estas informações, o que poderá exigir o uso de até um terço de uma mensagem de 30 segundos.
Ao derrubar o veto do Executivo ao projeto de lei que obriga a divulgação, em cada peça publicitária, dos gastos com publicidade dos órgãos e das entidades públicos de Porto Alegre, os vereadores da Capital criaram problemas sem necessidade. O texto prevê a obrigação de se divulgar em todo e qualquer anúncio, em jornal, rádio, tv etc., incluindo, o valor, o número da lei e a quantidade de exemplares ou de inserções. No caso de veiculação em rádio, por exemplo, o locutor deverá mencionar todas estas informações, o que poderá exigir o uso de até um terço de uma mensagem de 30 segundos.

... que podem até confundir

O texto é desnecessário porque já existe toda uma legislação que obriga a transparência em relação a estas despesas, com a publicação em site oficial. E equivocado porque desnudará uma prática que é benéfica ao anunciante frequente: os descontos obtidos, fruto de negociações entre veículo e cliente. E como alerta o publicitário José Luiz Fuscaldo, diretor da Moove, o leigo que não atua com publicidade não tem dimensão desses valores, com isso sendo levado a interpretar equivocadamente os investimentos em publicidade.

Criatividade e experiências


ABRADI-RS/DIVULGAÇÃO/JC
Três pilares - Brand Experience, Technology Experience e Design Experience - sustentarão a programação da 13ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação - FIC 2017, previsto para os dias 5 e 6 de outubro no BarraShoppingSul. O norte-americano Brian Solis, analista principal e futurista da Altimeter - equipe de analistas digitais no Grupo Prophet - abrirá a série de palestras com profissionais nacionais e internacionais. O curador do festival, Cesar Paz, confia que o tema chama atenção para a indústria criativa, "onde estão todas as competências necessárias na construção de experiências memoráveis e transformadoras com marcas, pessoas, contextos e espaços".
 

Menos para criança

A partir da proibição da publicidade infantil, foi de 13% a queda de receita das empresas que vendem produtos e serviços para crianças, em 2014. Pesquisa realizada a pedido da ONG Instituto Alana mostra que o impacto econômico atingiu o varejo, composto por restaurantes fast food, alimentos vendidos em supermercados, bebidas não alcoólicas, brinquedos, roupas infantis, jogos, música, vídeo e ingresso. O entendimento de especialistas é de que a publicidade de produtos infantis pode existir, desde que seja voltada aos pais. A atenção especial se volta agora para a internet, meio que é acessado por quase 100% do público infantil.

Agências


COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
CDN SUL criou ação para a Santa Casa de Misericórdia, com o conceito "Se a vida é um show, o show não pode parar". Campanha chama atenção para importância da doação de órgãos.
BMA COMUNICAÇÃO criou ação para A Verofatto, de Parobé, na qual a grife apresenta suas novidades em calçados, bolsas e cintos. Filme será exibido em 17 mil decolagens de aviões da Azul.
 

Parceiros

DO PALCO é o nome da nova produtora que chega ao mercado prometendo novidades para o mercado de trabalho ao propor a circulação de bandas, intercâmbios e turnês. Os sócios Beto Gonzalez e Felipe Emanuelli construíram uma plataforma de negócios na qual todas as possibilidades de relacionamento das bandas e artistas com o seu público estão contempladas.
AGEXCOM, a Agência Experimental de Comunicação da Unisinos (Agexcom), completou 15 anos modernizando espaço e ferramentas para atender às demandas dos processos de produção dos alunos e professores. Órgão foi criado com o objetivo de reunir três laboratórios distintos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Os grupos que passaram por ali produziram cerca de 1.785 trabalhos, entre peças e campanhas publicitárias. Atualmente, o laboratório possui 23 estagiários, todos alunos das graduações da Escola da Indústria Criativa.
 

Tá ligado

"Encantando e Desencantando Clientes" é o título da palestra que o professor e executivo de Mídias Digitais Paulo Fernando Silvestre Jr. ministrará no próximo dia 23, na Verbo Educacional. O encontro abordará a relação entre uma organização e seus clientes, além de contar com uma rodada de networking e negócios. O profissional foi premiado em 2016 como o sétimo brasileiro mais influente segundo o prêmio Top Voices do LinkedIn. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.
 

Gente

O publicitário Günther Staub foi homenageado pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, semana passada. Como ele mesmo detalhou, foi um reconhecimento por sua atuação há 15 anos como voluntário no PGQP, do qual também integra o Comitê de Inovação. Günther fez questão de dizer ao Coletiva.net que também atua na área da inovação desde que teve sua curiosidade atiçada após ler a biografia de Thomas Edison, que deixou um legado de mais de 3.600 invenções. "Ele é uma inspiração para mim", declarou.
 

Perfil

O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do executivo Reinaldo Gilli.
 

By the way...

... dom Irno gosta da frase, embora não acredite que tenha sido criada por Einstein, como dizem por aí: A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio, você tem que se manter em movimento.