Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 27 de Agosto de 2017 às 21:05

Pedetista Amazonino Mendes é eleito governador

O ex-governador do Amazonas por três mandatos Amazonino Mendes (PDT) foi eleito, neste domingo, pela quarta vez em eleição suplementar para cumprir mandato de pouco mais de um ano.
O ex-governador do Amazonas por três mandatos Amazonino Mendes (PDT) foi eleito, neste domingo, pela quarta vez em eleição suplementar para cumprir mandato de pouco mais de um ano.
Com 98,3% das urnas apuradas, Amazonino obteve 59,4% dos votos válidos e derrotou o senador Eduardo Braga (PMDB), que ficou com 40,6%. A diplomação está marcada para 2 de outubro, mas a data da posse ainda será definida pela Assembleia Legislativa do Amazonas.
A eleição suplementar para o governo do Amazonas foi definida após a cassação do ex-governador José Melo (PROS) ser confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele foi acusado de compra de votos.
O resultado das urnas mostra um alto número de eleitores que não votaram em nenhum dos dois candidatos: a soma de votos em brancos, nulos e abstenções foi maior do que a votação de Amazonino. Brancos e nulos totalizaram 24% dos votos, e a abstenção chegou a 25,72% dos cerca de 2,39 milhões de eleitores do estado.
Um dos votos em branco veio do repositor de estoque Lucas da Silva, 20 anos. Para ele, nenhum dos dois candidatos merecia seu voto. "Não fiquei em casa para não pagar a multa", disse ao sair da seção eleitoral. A campanha foi marcada por ataques dos dois candidatos, que já foram aliados - Braga foi vice-prefeito e sucessor de Amazonino na prefeitura de Manaus nos anos 1990.
Amazonino estava afastado de disputas eletivas desde 2013, quando deixou a prefeitura de Manaus com baixa popularidade. Foi alçado ao posto de candidato em uma articulação entre o senador Omar Aziz (PSD) e o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB).
Já o candidato do PDT afirmou que o opositor agia com rancor. "Os insultos são a fraqueza dele."
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO