Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 24 de Agosto de 2017 às 00:17

Criadas duas comissões especiais para analisar projetos de Marchezan

Paulinho diz que benefícios do fim do cobrador são "mentira"

Paulinho diz que benefícios do fim do cobrador são "mentira"


ANDIELLI SILVEIRA/CMPA/JC
Carlos Villela
Em sessão extraordinária, ontem na Câmara Municipal, foi aprovada a criação de uma comissão parlamentar especial para analisar os projetos sobre transporte público. Proposta pela Mesa Diretora da Casa, a iniciativa foi aprovada por unanimidade.
Em sessão extraordinária, ontem na Câmara Municipal, foi aprovada a criação de uma comissão parlamentar especial para analisar os projetos sobre transporte público. Proposta pela Mesa Diretora da Casa, a iniciativa foi aprovada por unanimidade.
Alvo de controvérsia desde o momento em que foi enviado para a Câmara, recebendo críticas contundentes do próprio líder do governo, Claudio Janta (SD), o pacote de projetos enviado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) busca o fim de uma série de isenções e mudanças no funcionamento do sistema. Nos projetos se propõem a extinção da gratuidade para idosos de 60 a 64 anos, a obrigação do uso de cartão eletrônico por guardas municipais e brigadianos, que hoje podem entrar de forma gratuita sem passar pela roleta, o aumento da vida útil dos ônibus de 10 para 12 anos, permitir a meia passagem estudantil apenas para aquele com renda familiar menor do que três salários-mínimos, extinguir a meia passagem de professores e acabar com a necessidade de cobradores nos ônibus de Porto Alegre.
Marchezan já havia publicado decreto em 28 de julho extinguindo a segunda passagem gratuita no intervalo de 30 minutos, permitindo o benefício apenas para portadores do cartão TRI escolar.
De acordo com o vereador Paulinho Motorista (PSB), entre os problemas nos projetos, se percebe um "desmerecimento" da importância dos cobradores de ônibus.
"Existem 3.600 cobradores em Porto Alegre. Se demitirem eles, vão ser 3.600 famílias que vão enfrentar muitos problemas financeiros", diz Paulinho. "A função deles não é só cobrar a passagem. Eles ajudam o motorista para evitar acidentes, ajudam os passageiros a saber onde descer, muitas coisas. Um motorista não consegue controlar sozinho um ônibus com mais de 100 pessoas e saber quando fechar a porta, porque um segundo de desatenção no trânsito pode causar acidentes na hora."
Além da comissão sobre os projetos de transporte público, também foi aprovada uma nova comissão especial para análise dos projetos do Executivo a respeito dos servidores públicos, com foco nas gratificações, deveres, vantagens, remunerações e licenças do funcionalismo municipal. O colegiado foi proposto pelo vereador Dr. Thiago (DEM), que diz ser importante que a Casa debata questões que envolvam diretamente a população.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO