Sobre o Autor
Felipe Carvalho � gerente de neg�cios corporativos da Thomas Case &Associados Foto: /arquivo pessoal/DIVULGA��O/JC

Felipe Carvalho

Gerente de neg�cios corporativos na Thomas Case & Associados, consultoria para gest�o e transi��o de carreiras

Fui demitido! Ainda bem. Antes tarde do que nunca

Estamos vivenciando, no Brasil, umas das piores crises econômicas e, principalmente, políticas dos últimos anos. Todo esse cenário - com suas incertezas e instabilidades - vem impactando diretamente no desempenho das empresas que sobrevivem a esse furacão. Neste momento, a demissão de profissionais com a finalidade de reestruturação já faz parte do dia a dia das empresas, e, pior, já estamos nos acostumando com isso como se fosse algo comum. Afinal, são mais de 14 milhões de brasileiros nessa situação.
É fato que muitas empresas estão demitindo profissionais, em muitos casos, por questões financeiras mesmo. Se não o fazem, perigam fechar.
Apenas para ilustrar, atuo no apoio consultivo às empresas em projetos de demissão coletiva e, em especial, individual, recebendo diariamente profissionais que foram desligados de seus antigos empregadores. A "muleta" da crise econômica sempre é a vilã de tudo o que está ocorrendo. Será mesmo? Quando se faz uma análise superficial da situação, até existe sentido em dizer "fui demitido devido à crise" ou "a empresa está fazendo cortes por questão de custos e, infelizmente, fui demitido". Quando aprofundamos na fala, porém, percebemos muitas coisas que estavam obscuras. Se a questão era financeira, a empresa optaria pelo seu colega ao invés de você? Não estou dizendo que você deva se sentir culpado por ter sido demitido, mas para que você faça uma reflexão aprofundada assumindo alguns erros.
Em uma época em que cada vez mais as relações de trabalho estão em constante mudança, há um grande número de pessoas que se "pendura" em seus empregos para não enfrentar a dura realidade de sair da "zona de conforto". A demissão é apenas o estágio final desse processo. E, como alguém tem que tomar uma decisão, que seja a empresa, não é? Assim a culpa não é sua, é a crise.
As empresas até são um pouco culpadas com o que fazem com a carreira de seus funcionários, mas somos nós os donos de nossos destinos. Somos nós a mola propulsora de nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Antes que isso aconteça com você, tome as rédeas da sua vida e da sua carreira. Não se deixe cair em sua própria armadilha com medo do novo. Não deixe que os outros o descartem sem motivos. Se isso aconteceu, pare, pense, analise. Às vezes, uma demissão é apenas o começo de uma grande descoberta.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( 1 )
  1. Jacqueline

    As vezes a demiss�o acontece por erros de ambas as partes . N�o s� do funcion�rio. F�cil falar da parte mais fraca dessa rela��o.

Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio