Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 08 de setembro de 2017. Atualizado �s 16h19.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 01/09/2017. Alterada em 31/08 �s 19h58min

Joint venture em el�tricos

A Aliança Renault-Nissan e a Dongfeng Motor Group Co., Ltd. anunciaram a criação de uma nova joint venture para o desenvolvimento e venda de veículos elétricos na China. A nova empresa, a eGT New Energy Automotive Co., Ltd., concentrará sua atuação nas principais competências de cada parceiro para atender ao mercado chinês. Na composição da joint venture, a Renault terá 25% das ações; a Nissan, outros 25%; e a Dongfeng, os 50% restantes. O primeiro veículo elétrico da parceria está previsto para entrar em produção em 2019.
Número expressivo
A Volkswagen comemora a produção de 150 milhões de veículos em sua história. A produção em série da marca começou em 27 de dezembro de 1945, com um Käfer Tipo 1, modelo que deu origem ao Fusca. A Volkswagen mantém, hoje, mais de 50 fábricas espalhadas em 14 países. Seu portfólio atual inclui mais de 60 modelos.
Mobi no Uruguai
A Fiat divulgou o início das vendas do compacto Mobi no Uruguai. Produzido no complexo industrial de Betim (MG), o modelo brasileiro estreia por lá em duas versões distintas de acabamento e motorização apenas 1.0 litro.
Caminhão Tesla
A Tesla planeja apresentar, neste mês, um caminhão elétrico com autonomia de quase 500 quilômetros. Isso indica que a fabricante de automóveis elétricos estaria de olho também no mercado de transporte regional de cargas, para o qual ofereceria veículos capazes de fazer a ponta final da movimentação de mercadorias. A Daimler (Mercedes-Benz) também vem desenvolvendo tecnologia para caminhões elétricos.
Primeiro quinquênio
A fábrica de Sorocaba (SP) da Toyota do Brasil, onde é fabricada a família Etios, completa cinco anos de operações. Fruto de um investimento inicial de US$ 600 milhões, a planta possui capacidade para fabricar 108 mil unidades anualmente. Nos últimos três anos, o total de veículos produzidos na unidade cresceu, em média, 5% ao ano. Em 2017, de janeiro a julho, o total é 18% maior do que em igual período no passado. Desde o início das atividades, mais de 408 mil carros saíram da linha de produção da Toyota em Sorocaba.
Negócios em transporte
A Mercedes-Benz fechou a venda de 72 unidades do chassi O 500 RSDD 8x2 para ônibus rodoviários com carroceria de 15 metros de comprimento. Os veículos, que serão entregues entre setembro e novembro deste ano, foram adquiridos por empresas do Rio Grande Sul: Unesul Transportes, Planalto Transportes, Viação Ouro e Prata, Viação Santa Cruz, Mingotti Turismo e TTL - Transporte Turismo Ltda. Em outro mercado, o de caminhões, a Ambev renovará sua frota com 417 modelos da VW Caminhões. Usados na distribuição das bebidas da empresa, os veículos entrarão em operação até o fim do ano.
Entrega autônoma
A Ford iniciou uma parceria inédita na indústria com a Domino's Pizza para sondar o papel que os veículos autônomos poderão desempenhar no setor de delivery de refeições. Em caráter preliminar, os testes terão como base a cidade de Ann Arbor, próxima a Detroit, nos Estados Unidos, buscando verificar como os clientes reagirão ao receber sua pizza por um veículo autônomo. A Ford planeja começar a produção de veículos autônomos em 2021, e pesquisas com empresas como a Domino's são essenciais para que a tecnologia possa oferecer a melhor experiência ao cliente. Clientes da Domino's em Ann Arbor serão escolhidos aleatoriamente para receber sua pizza em um Fusion Hybrid autônomo de pesquisa, dirigido por um engenheiro de segurança da Ford e pesquisadores.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia