Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 18 de Agosto de 2017 às 16:01

A obra do século


FERNANDO ALBRECHT/DIVULGAÇÃO/JC
Muita azáfama para tão pouco entulho, sugere a obra do Centro Cultural da Caixa no prédio dos antigos cinemas Imperial e Guarani, na Rua da Praia, em Porto Alegre. Há anos que metade da rua está interrompida. Talvez porque o ritmo dos trabalhos esteja aquém do necessário. Há coisa de dois ou três anos a explicação oficial é que nos fundos do prédio havia uma enorme pedra que requeria demolição.
Muita azáfama para tão pouco entulho, sugere a obra do Centro Cultural da Caixa no prédio dos antigos cinemas Imperial e Guarani, na Rua da Praia, em Porto Alegre. Há anos que metade da rua está interrompida. Talvez porque o ritmo dos trabalhos esteja aquém do necessário. Há coisa de dois ou três anos a explicação oficial é que nos fundos do prédio havia uma enorme pedra que requeria demolição.

Filme de terror

A propósito da nota sobre o funil no escoamento da safra de grãos do Rio Grande do Sul, o empresário Antônio Sartori, da Brasoja, lembra que há 10/12 anos a safra atingiu 20 milhões de toneladas, enquanto que hoje passa das 34 milhões com infraestrutura igual e até pior, com buracovias e duplicação da BR-116 mais lenta que lesma em primeira marcha. Observar o vaivém dos caminhões na BR-116 Sul é como assistir um filme de terror.

Festa da cerveja

Além de ser um dos estados com maior número de microcervejarias no País, mais de 100 para o total nacional de 432, bebe-se mais ceva aqui. Os três estados do Sul consomem oito litros/per capita/ano contra 5,6 litros dos "estrangeiros". Para aumentar a litragem, acontece amanhã a 7ª edição do Ceva no Total (Shopping).

Luz, mais luz

Saiu a primeira PPP da prefeitura da Capital. O consórcio vencedor do pregão eletrônico realizado pelo Bndes para a parceria, formada pelas empresas Houer Consultoria e Concessões, RSI Engenharia Ltda. EPP, Maciel Rocha Sociedade de Advogados e Albino Sociedade de Advogados já pode iniciar os estudos que possibilitarão a modelagem da licitação do parque de iluminação pública do município.

O tempo urge

Propositalmente ou não, o prazo que a colenda tem para apreciar o pacote é mais curto que coice de porco. Analisar e aprovar (ou não) o embrulho que atinge todos os munícipes - sejam pessoas físicas, jurídicas, incluindo quem paga aluguel - até o dia 29 de setembro é de lascar. Uma curiosidade será ver como ficarão bairros antigamente valorizados e hoje com valor de mercado mais baixo. O Centro da cidade, por exemplo, devido a sua deterioração.

Mais uma baixa

Como bem adiantou a página no início da semana, foi muito sentida a ausência do secretário municipal do Desenvolvimento, Ricardo Gomes (PP), na reunião com diversas entidades para discutir o novo IPTU de Porto Alegre. Frontalmente contrário às alíquotas progressivas, pediu o boné, que será entregue nos próximos dias. Mas na nota de despedida, fez questão de dizer que segue amigo do alcaide. É uma grande perda para a administração Marchezan Júnior (PSDB).

E os outros?

O jornalista e deputado estadual Ibsen Pinheiro (PMDB) aduziu um comentário às notas sobre o fim da isenção do IPTU para clubes sociais e culturais. Esgrimir o argumento de que Grêmio e Inter pagam salários milionários e bem que poderiam arcar com a alíquota de 0,9% sobre seu patrimônio imobiliário é pegar a parte pelo todo. O grosso dos clubes mal e mal consegue sobreviver. E isenção por isenção, por que partidos políticos não pagam IPTU?

Historinha de sexta

Sempre aquinhoado com cargos de bom tamanho, um soldado do partido do governo militar foi nomeado chefe do escritório de um ministério de ponta em Porto Alegre. À procura de informações sobre a pasta, este colunista foi visitá-lo, em prédio no Centro. Lastimável. Salinha mixuruca, uma reles escrivaninha, um telefone, carpete do tempo da Revolução Farroupilha.
-Pelo menos o salário é bom?
-Que nada - respondeu ele, - é uma merreca.
-Então qual é?
-Piscou um olho.
-É que o ponto é bom...
 

Miúdas

  • MORREU um dos comediantes de primeira, Paulo Silvino (78). Como Costinha, nem precisava falar para abrir sorrisos.
  • RESTAM poucos, se é que restam, da antiga guarda do humor brasileiro. Paulo Silvino foi o último grande campeão.
  • COMO se para uma van insuspeita, cujo motorista simplesmente bota o pé no fundo e sai por aí matando inocentes?
  • DEPOIS de se consolidar em 12 estados, o Programa Carne Angus chegou ao Tocantins com 1.666 animais.
  • SOC Brasil/CNDL revelam que só 8% dos brasileiros ainda utilizam cheque pré-datado.
  • OUTRA coisa que sumiu da praça foram pentes masculinos. Aqui e acolá só acham raquíticos modelos 1.0.
  • TALVEZ porque o número de carecas precoces vem aumentando assustadoramente.

Finais

  • ESTALEIRO gaúcho Cimitarra Yachts estará no São Paulo Boat Show com o modelo Cimitarra 540. De 21 a 26 de setembro no São Paulo Expo.
  • SENADOR Álvaro Dias (Podemos-PR) fará palestra na Associação Comercial de Porto Alegre dia 25/12h.
  • LIPPERT Advogados promove nesta sexta-feira/9h rua Manoelito de Ornelas, 55, debate sobre as recentes decisões do STF que afetam a área tributária.