Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 17 de agosto de 2017. Atualizado �s 23h03.

Jornal do Com�rcio

Viver

COMENTAR | CORRIGIR

Patrim�nio

Not�cia da edi��o impressa de 18/08/2017. Alterada em 17/08 �s 18h44min

Um destino para a Casa dos Le�es

Palacete no Centro deve abrigar Instituto Zoravia Bettiol

Palacete no Centro deve abrigar Instituto Zoravia Bettiol


MARCO QUINTANA/MARCO QUINTANA/JC
Michele Rolim
A Casa dos Leões, uma edificação histórica situada na Rua dos Andradas, 507, deverá se tornar um instituto cultural. Localizada na zona dos quartéis, no Centro Histórico de Porto Alegre, o casarão foi erguido há cerca de um século e se encontra abandonado há mais de 25 anos. O espaço já serviu de plataforma para a obra Tapume do paulista Henrique Oliveira, concebida para a 7ª Bienal do Mercosul.
O palacete pertence à prefeitura de Porto Alegre - no fim da gestão passada, o então prefeito José Fortunati publicou um decreto repassando o espaço para o Instituto Zoravia Bettiol. O município, através do Termo de Cessão de Uso, em fase de elaboração, possibilitará a utilização da Casa dos Leões como sede do Instituto Zoravia Bettiol, onde serão realizadas atividades artístico-culturais, educacionais e científicas. A edificação é um bem inventariado pela Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Epahc).
O instituto é uma associação sem fins lucrativos que tem por missão a preservação, a pesquisa e a difusão do acervo artístico e documental da artista Zoravia Bettiol, bem como o apoio e o incentivo às manifestações da arte contemporânea. "Ele ficará em uma zona privilegiada, um corredor cultural da cidade, que, no entorno, contempla a Usina do Gasômetro, o Museu do Trabalho, a Casa de Cultura Mario Quintana etc. Um instituto deve se envolver com a comunidade e ser um elemento vivo que tem que conhecer o passado, mas sempre estar com a visão no futuro", comenta Zoravia.
"A proposta de assumir a gestão da casa partiu do instituto. Neste momento, está em processo de análise o termo de cessão de uso, nele constará os elementos de responsabilidade que a instituição arcará a partir do momento que ela assume a edificação", avisa o coordenador de Memória Cultural do município, Eduardo Hahn. Segundo ele, basicamente, deverá ser feita toda a atualização do projeto de restauração da casa, uma vez que já existia uma proposta anterior. "Também deverá o instituto buscar recursos para recuperação do espaço, que provavelmente seja via Lei de Incentivo à Cultura, e depois todo o processo de manutenção e de gestão do espaço", conta Hahn. 
Segundo a equipe de arquitetura responsável pelo projeto - composta por Ester Meyer, Iran Fernando da Rosa e Adriana Sabadi -, a pretensão é de que o Projeto de Restauração Arquitetônica contemple a recuperação de um bem de valor histórico e adapte os novos espaços a uma nova função, que terá como finalidades promover a arte, a cultura e a preservação do patrimônio cultural; restaurar e conservar o acervo artístico e a documentação sobre a vida e a obra da artista Zoravia Bettiol; constituir um centro de excelência para pesquisa, estudos, desenvolvimento e difusão da arte e da cultura, denominado Laboratório-Atelier Científico; entre outros objetivos de cunho cultural.
Nos anos 1990, cogitou-se transformar a edificação em sede do Museu de Arte de Porto Alegre, abrigando as pinacotecas Rubem Berta e Aldo Locatelli. A partir de 2010, um projeto foi elaborado pela Coordenação de Dança da Secretaria Municipal de Cultura, mas nada vingou.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia