Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 17 de agosto de 2017. Atualizado �s 22h59.

Jornal do Com�rcio

Viver

COMENTAR | CORRIGIR

Artes Visuais

Not�cia da edi��o impressa de 18/08/2017. Alterada em 17/08 �s 18h46min

Retratos cristalizados

Rochele Zandavalli inaugura mostra 
A primeira a sumir no StudioClio

Rochele Zandavalli inaugura mostra A primeira a sumir no StudioClio


STUDIOCLIO/STUDIOCLIO/DIVUGA��O/JC
Tem vernissage neste sábado, das 11h às 13h, a mostra A primeira a sumir, de Rochele Zandavalli. Com curadoria das pesquisadoras e professoras do Instituto de Artes da Ufrgs Paula Ramos e Blanca Brites, a mostra reúne trabalhos desenvolvidos nos últimos três anos, congregando apropriação e intervenção em fotografias antigas - marca da poética da artista - e uso de suportes em tecido, no caso, panos bordados ou em crochê.
Sorridentes ou compenetrados, próximos ou distantes, os rostos femininos despontam no centro desses delicados panos, submetidos ao recorte e à fixação pela costura, além de, eventualmente, adição de elementos como pérolas, brincos e adornos. Se há um inconteste desejo de perenidade por trás da imagem fotográfica, Rochele alerta que também ela pode esvanecer, quando não se extinguir. A artista comenta: "Este trabalho evidencia uma das questões da imagem fotográfica: sua incapacidade de reter o tempo. A aposta na eternização é feita através da fotografia, mas ela é incapaz de cristalizar a existência, de permanecer. A memória ou o vestígio almejado pelas retratadas tem um prazo. As imagens também envelhecem e também morrem".
A exposição fica em cartaz no StudioClio Instituto de Arte e Humanismo (José do Patrocínio, 698) até 21 de setembro.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia