Paulo � secret�rio de Turismo e Cultura de Garibaldi Paulo � secret�rio de Turismo e Cultura de Garibaldi Foto: JONATHAN HECKLER/JONATHAN HECKLER/JC

Evento em Garibaldi revive d�cadas passadas

A cidade de Garibaldi encontrou a fórmula para envolver a população e atrair turistas. O evento Garibaldi Vintage, promovido duas vezes por ano pelo poder público e pela iniciativa privada, propõe que o município reviva o período entre as décadas de 1920 e 1960. A centenária rua Buarque de Macedo recebe cantinas, champanharias, atrações culturais e habitantes vestidos à moda antiga.
O projeto começou em 2014, e a última edição, em março deste ano, reuniu mais de 15 mil pessoas nos 500 metros de extensão que a atividade ocupa. A próxima será no dia 17 de novembro, uma sexta-feira. No inverno, devido à instabilidade do clima, a festa não ocorre.
O turista que participa do Garibaldi Vintage pode degustar pratos de cerca de 15 restaurantes - que preparam opções adaptadas para a noite ao ar livre -, conhecer os produtos de 10 vinícolas e de cervejarias artesanais. "Envolve a cidade toda", avalia Paulo Salvi, secretário de Turismo e Cultura e de Planejamento, Indústria e Comércio.
A seguir, ele fala mais sobre essa iniciativa.
GeraçãoE - Que experiência o Garibaldi Vintage oferece?
Paulo Salvi - A gente busca resgatar uma época e, ao mesmo tempo, preservar o nosso Centro Histórico. Movimenta a cidade dias antes e dias depois, pois o pessoal já fica e a conhece. Os restaurantes e as cantinas vão para a rua, cada um traz um tipo de prato. Tem toda uma decoração especial, inclusive com carros antigos.
GE - Por que o evento foi criado?
Paulo - Pela vontade de mostrar como era a vida deles (nossos antepassados) e porque poucas cidades preservam seu Centro. Agora, o ponto principal é o envolvimento da comunidade e do trade turístico. A gente tem reuniões mensais com esse olhar, do que podemos fazer de diferente nas próximas edições. Temos envolvimento muito forte com entidades, inclusive empresariais. Não se faz nada sozinho.
GE - Como é competir com Gramado no inverno?
Paulo - Turismo existe de forma integrada. No momento em que uma cidade começa a pensar de forma isolada, ela não vai evoluir. Tanto é verdade que Gramado indica o Vale dos Vinhedos, que fazemos parte, e nós vamos indicando as outras regiões. Isso que faz crescer, as pessoas não querem mais ficar só num local. Isto que a gente tem pensado e falado. Esses dias perguntaram: "o que você acha sobre o fato de que não vai sair Festa da Uva neste ano?" Uma pena, pois quem ia a Caxias do Sul acabava nos visitando.
GE - O que podemos esperar sobre as ações em Garibaldi?
Paulo - A satisfação do turista é a nossa satisfação. A gente sempre busca a excelência no que oferecemos. Outras cidades começaram a fazer esses trabalhos, mas a Buarque de Macedo só nós temos.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio