Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 17 de julho de 2017. Atualizado �s 22h37.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

MEM�RIA

Not�cia da edi��o impressa de 18/07/2017. Alterada em 17/07 �s 17h41min

Acervo precioso: Margs chega aos 63 anos e comemora com atividades

Margs chega aos 63 anos como um dos principais museus do Estado

Margs chega aos 63 anos como um dos principais museus do Estado


RAUL HOLTZ/DIVULGA��O/JC
Um dos mais importantes centros culturais gaúchos, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) comemora 63 anos com uma série de atividades hoje. Já a Associação de Amigos do museu (Aamargs) completa 35 anos de atuação em apoio ao museu. As festividades se iniciam às 12h, com almoço por adesão no Bistrô do Margs; às 15h, ocorre um momento musical no foyer, seguido, às 16h, de bate-papo no evento Conversas no Museu.
O tema abordado será O fazer artístico, esculturas, fotografias e desenho, com os palestrantes José Francisco Alves, curador e doutor em História da Arte; Gustavot Diaz, artista visual; e Vera Carlotto, artista e fotógrafa. As comemorações se encerram às 18h, com uma confraternização no Café do Margs. Com exceção do almoço, todas as atividades são gratuitas.
O museu foi criado em 1954, pelo governo estadual, com o objetivo de preservar e divulgar o patrimônio artístico do Rio Grande do Sul. Em julho de 1957, foi oficialmente aberta a sala de exposição na sede provisória, instalada no foyer do Theatro São Pedro, onde permaneceu por 16 anos. Ado Malagoli, seu primeiro diretor, organizou a instituição e fez as primeiras aquisições de obras de arte para o acervo.
Entre 1974 e 1978, o Margs ocupou uma sala no edifício 235 da avenida Senador Salgado Filho, transferindo-se, então, para sua sede definitiva, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Em 1997, a instituição foi totalmente restaurada e adaptada para armazenar seu acervo e acolher exposições com as modernas técnicas de museologia. Atualmente dirigido por Paulo Amaral, o museu tem um acervo com mais de 3.800 obras de arte, com peças do século XIX até os dias atuais.
A coleção abrange diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital e design, entre outros. O acervo é composto por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos. O Margs funciona de terças-feiras a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita.

Os amigos

A Associa��o de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli � muito atuante e presente no dia a dia do museu. Foi fundada em 15 julho de 1982 e consiste em uma pessoa jur�dica de direito privado, sem fins lucrativos e dura��o por tempo indeterminado. O apoio da entidade � vital para o funcionamento do museu e � o instrumento que permite ao Margs manter-se com excel�ncia na conserva��o e difus�o da cultura.
A associa��o promove acordos, parcerias e eventos, como cursos, congressos, semin�rios, debates, confer�ncias e outras atividades. Os cursos que est�o em andamento e todas as informa��es podem ser obtidas no site do Margs, atrav�s do link http://www.margs.rs.gov.br/aamargs/#cursos-e-eventos.

Riqueza arquitet�nica

Constru�do em 1913 para receber a Delegacia do Minist�rio da Fazenda, o pr�dio que hoje abriga o Margs � de autoria do arquiteto alem�o Theo Wedersphan. Os ornamentos foram executados pela oficina de esculturas de Jo�o Vicente Friedrichs, tendo como ornamentistas Vict�rio Livi e Franz Rademacker.
Alfredo Adlof foi o escultor respons�vel pelas figuras. Em 1983, o pr�dio foi considerado de interesse p�blico por seu valor hist�rico-arquitet�nico, passando a integrar o patrim�nio cultural do Estado.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia