Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Consumo

- Publicada em 04 de Junho de 2017 às 21:01

Shoppings são espaços para a alta gastronomia

Iguatemi investe na expansão da área, que responde por 15% do mix

Iguatemi investe na expansão da área, que responde por 15% do mix


CHRISTIANO CARDOSO/CHRISTIANO CARDOSO/ESTÚDIO SPORTS MAG/DIVULGAÇÃO/JC
A gastronomia se tornou uma das grandes atrações dos centros comerciais de compras do Rio Grande do Sul. Grifes nacionais e internacionais, com uma culinária de excelência, desembarcaram de vez no mall, dividindo as atenções com lojas de roupas, calçados e espaços de entretenimento. Esse movimento confirma, na prática, que os shopping centers hoje são muito mais do que um local para fazer compras, e estão se tornando verdadeiros centros de convivência. Muito mais do que consumir, são espaços onde é possível usufruir de diversas experiências, entre elas a gastronômica.
A gastronomia se tornou uma das grandes atrações dos centros comerciais de compras do Rio Grande do Sul. Grifes nacionais e internacionais, com uma culinária de excelência, desembarcaram de vez no mall, dividindo as atenções com lojas de roupas, calçados e espaços de entretenimento. Esse movimento confirma, na prática, que os shopping centers hoje são muito mais do que um local para fazer compras, e estão se tornando verdadeiros centros de convivência. Muito mais do que consumir, são espaços onde é possível usufruir de diversas experiências, entre elas a gastronômica.
Esse movimento vem sendo constatado ano a ano pela administradora de shoppings Ancar Ivanhoe. Apenas nos últimos quatro anos, as vendas por metro quadrado das operações de alimentação se mantiveram estáveis, enquanto as demais operações flutuam de acordo com o cenário. "Isso significa que o pilar de entretenimento e lazer, onde alimentação e eventos se destacam, vem ganhado cada vez mais relevância junto aos consumidores e, consequentemente, nos resultados do nosso negócio", afirma o diretor nacional de marketing da Ancar, Diego Marcondes.
Com mais de 40 anos de atuação no Brasil, a administradora conta com 22 shoppings em seu portfólio, entre eles o Iguatemi Porto Alegre. Ao longo dos anos, a empresa constatou uma clara mudança no hábito de consumo dos frequentadores dos seus centros comerciais. Segundo Marcondes, o que leva o consumidor a visitar não são apenas as compras, mas a experiência como um todo. "Identificamos nos restaurantes um grande potencial de atratividade para esse novo consumidor", comenta o executivo. Restaurantes também têm se posicionado como operações-âncora nos shoppings do grupo. Para o diretor de marketing da Ancar, investir em gastronomia amplia o mix e, muitas vezes, exige reformulação do projeto arquitetônico do shopping. "As novas praças de alimentação devem ser de fácil acesso e visualização, localizadas em uma área ampla, iluminada e com vista para o exterior", elenca Marcondes.
Os shoppings gaúchos seguem a mesma tendência do País. Nos próximos meses, dois restaurantes serão inaugurados no shopping Iguatemi Porto Alegre. Atualmente, os restaurantes, cafés, sorveterias e bombonieres representam 15% do mix do empreendimento. Para a diretora de marketing do shopping, Marcia Ferla Faccioni, a alta demanda está diretamente ligada à popularização da culinária. "Houve uma democratização da gastronomia. As pessoas estão entendendo a culinária como um entretenimento, e isso resulta na mudança do hábito de consumo" afirma.
Por mês, o Iguatemi recebe 2 milhões de visitantes, que têm à disposição um mik formado por mais de 40 estabelecimentos gastronômicos, para os mais diversos paladares. "É fundamental atender a todos os públicos, tanto que, na expansão, ampliamos em 52% o nosso espaço para atender a essa demanda", relata Marcia. Além das operações no interior do shopping, na parte externa estão localizados os restaurantes Z Café e Outback. A administração do Iguatemi ainda estuda ampliar os espaços gastronômicos externos.
O Praia de Belas Shopping possui oito restaurantes, 18 lojas na praça de alimentação, cinco cafés e nove quiosques espalhados pelos corredores. A operação mais recente foi o italiano Abbraccio, primeira operação da marca no Estado. "Cada vez mais, os clientes buscam entretenimento e lazer, e o Praia de Belas reforçou o seu polo gastronômico para que seus clientes tenham sempre ótimas opções", ressalta o gerente-geral do shopping, Mauricio Bakos.

Madero quer 56 lojas no prazo de cinco anos

Economia - Madero Leandro Lorca créd Guilherme Pupo.

Economia - Madero Leandro Lorca créd Guilherme Pupo.


GUILHERME PUPO/GUILHERME PUPO/DIVULGAÇÃO/JC
Antes mesmo do boom imobiliário, os shoppings já eram um ambiente natural de fluxo de pessoas. Agora que a maioria dos estabelecimentos está ampliando o foco, ao diversificar produtos, serviços e entretenimento, a tendência é que se consolidem, definitivamente, como opção de compras, lazer e gastronomia dos brasileiros.
Leandro Lorca, sócio do restaurante Madero, diz que o auge imobiliário levou à percepção de que os shoppings são o ambiente perfeito para o negócio. De acordo com Lorca, o restaurante Madero deve ser inaugurado em 16 novos estabelecimentos nos próximos cinco anos, além dos 40 onde já está presente, em 11 estados e no Distrito Federal. No Estado, está localizado no Iguatemi. "Escolhemos o Iguatemi, porque recebe o público-alvo do Madero, e o espaço cedido e o valor do negócio foram muito atrativos", afirma o sócio.
 

Interior do Estado também entra na rota

A partir do dia 1 de novembro, os moradores de Santa Maria poderão usufruir do primeiro shopping da cidade. O Grupo Aliansce está à frente da administração do shopping, que já nasceu com o intuito de proporcionar experiências gastronômicas aos seus clientes.
O Boulevard Gastronômico é o grande destaque do Praça Nova Santa Maria, com cinco restaurantes, que incluem churrascaria, culinária japonesa, peruana, um pub e uma hamburgueria. O shopping será inaugurado em 1º de setembro. "O Bouvelard é o ponto alto do shopping, consideramos o diferencial do empreendimento", afirma a superintendente regional do Grupo Alliansce na região Sul, Luciane Lanção. A área de gastronomia está localizada na entrada principal do estabelecimento. "O Boulevard irá funcionar em um horário diferenciado da praça de alimentação do shopping, pois a ideia é criar uma autonomia para os restaurantes", afirma a executiva.
Em novembro do ano passado, o Iguatemi Caxias realizou a primeira edição do evento Semana Gastronômica, em comemoração aos 20 anos do empreendimento. "O evento fez tanto sucesso que os 15 estabelecimentos participantes solicitaram a prorrogação da ação por sete dias", ressalta a gerente Bruna Fabris. O êxito levou a administração do shopping a antecipar o evento deste ano para maio, com a participação de 11 restaurantes, quando os clientes puderam adquirir menus harmonizados com vinhos com valores entre R$ 29,00 e R$ 69,00. De acordo com Bruna, o shopping se baseou em estabelecimentos dos Estados Unidos e Emirados Árabes para desenvolver o conceito de entretenimento aliado à gastronomia.