Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 04 de Junho de 2017 às 20:56

Bélgica, um destino para se apaixonar e voltar

Com várias opções de passeio, a capital, Bruxelas, encanta pela bela arquitetura

Com várias opções de passeio, a capital, Bruxelas, encanta pela bela arquitetura


VISITFLANDERS/VISITFLANDERS/DIVULGAÇÃO/JC
Logo na chegada a Bruxelas, ainda no aeroporto ou estação de trem, os visitantes são recepcionados com a visão de policiais fortemente armados. A Bélgica tem sido alvo constante de ataques terroristas, e a preocupação com a segurança é evidente, até mesmo intimidadora, se formos pensar nisso como um cartão de visitas do país.
Logo na chegada a Bruxelas, ainda no aeroporto ou estação de trem, os visitantes são recepcionados com a visão de policiais fortemente armados. A Bélgica tem sido alvo constante de ataques terroristas, e a preocupação com a segurança é evidente, até mesmo intimidadora, se formos pensar nisso como um cartão de visitas do país.
Mas a sensação ruim fica por aí mesmo. A vida do turista em terras belgas costuma ser muito mais doce e divertida. A cidade dos chocolates, da cerveja, da batata frita e dos waffles não é das mais visitadas da Europa. Não tem a fama de Paris, Londres ou Roma, mas sabe ser surpreendente por seu glamour, seu ar cosmopolita e sua grande oferta gastronômica.
É na região de Flanders, no Norte do país, que estão localizadas as principais cidades, como a capital, Bruxelas, a medieval Bruges, Antuérpia, Ghent, Leuven e Mechelen. Além da culinária de alto padrão - a Bélgica é, proporcionalmente, o país com a maior concentração de estrelas Michelin, um dos principais rankings gastronômicos do mundo - as artes, o design e o ciclismo (é possível percorrer o país todo de bicicleta) são outros destaques. Sem falar, claro, que a Bélgica é um dos maiores produtores de histórias em quadrinhos - foi ali que nasceram personagens como Tintim e os Smurfs. Aliás, ao fazer o check-in em alguns hotéis, o hóspede pode escolher o motivo do seu quarto: cerveja ou histórias em quadrinhos. Depois, é só se divertir com a decoração temática.
Sede da União Europeia e da Otan, Bruxelas é uma metrópole que reúne dezenas de edifícios governamentais, mais de 80 museus e uma mistura de culturas típica de uma cidade europeia. Uma das atrações é a Grand Place, construída como um mercado de comerciantes no século XIII. É onde acontecem festivais e concertos, e também se concentra boa parte dos turistas curiosos. Nas suas ruelas estão as lojas de chocolates que fazem a festa dos visitantes, como Neuhaus, Godiva, Passion Chocolat e Leonidas.
Por ali estão ainda as cervejarias, como a La Mort Subite, um pub bem local e fundado em 1920; e o badalado Delirium Café, que tem um dos maiores menus de cerveja do mundo. Vale lembrar que há mais de 1,5 mil cervejas belgas originais catalogadas - a bebida produzida na Bélgica figura na lista de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, da Unesco. São muitas as atrações. Apesar disso, a Bélgica ainda não se desenvolveu muito como destino turístico, já que a maioria das pessoas não coloca esse destino como prioritário na Europa. A prova de seu encanto, no entanto, está no fato de as pessoas que visitam o país quererem voltar. "Dificilmente alguém tira férias só para ir para a Bélgica. Mas a ida ao país costuma ser um complemento muito interessante de uma viagem à Europa, pelas inúmeras opções que oferece", observa o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abrav) do Rio Grande do Sul, João Augusto Machado.
É o caso do arquiteto e urbanista Miguel Mantovani Dalla Coletta, que ficou quatro dias em Bruxelas, mas gostaria de ter ampliado sua estadia. A excelente gastronomia e a arquitetura local pesaram muito na decisão. "É uma cidade sensacional, rica em opções gastronômicas, aconchegante e de causar suspiros. A cada olhar, em cada esquina, descobre-se mais um pouco de um museu a céu aberto, com edificações centenárias e muito bem preservadas", comenta.
Apaixonado por cerveja, ele possui quase 4 mil latas intactas da bebida, além de outros artigos, como bolachas, camisetas, garrafas e rótulos. A passagem pela Bélgica, claro, foi um deleite. "Os pubs oferecem milhares de rótulos de cervejas artesanais e que proporcionam sensações singulares com seus aromas, sabores e variedades", relata.

Perspectiva é de retomada dos turistas ao país em 2017

O cenário turbulento no mundo dos últimos anos freou um pouco as visitas de turistas à Bélgica. Especificamente entre os brasileiros, essa queda foi de 30% em overnights (noites de hospedagem). "Em termos globais, a redução tem relação direta com os atentados na Europa e na própria cidade de Bruxelas, em abril de 2016; no caso do Brasil, está relacionada, principalmente, com a instabilidade político-econômica do País", observa a country manager do escritório turístico da região de Flanders, o Visit Flanders para o Brasil, Katrien Dejonghe.
No caso dos brasileiros, ela ressalta que um atenuante desta queda pode ser que uma parcela significativa de turistas visita a Bélgica, mas se hospeda em países vizinhos - como a Holanda, dada a proximidade entre eles - ou ingressa com passaporte europeu e não é contabilizada pelos hotéis pela sua nacionalidade.

Inovação e sabor explicam diferenciais do chocolate belga

Dois terços dos chocolates produzidos no país são exportados

Dois terços dos chocolates produzidos no país são exportados


VISITFLANDERS/VISITFLANDERS/DIVULGAÇÃO/JC
Impossível resistir à primeira mordida de um chocolate belga. Um sabor diferenciado, que pode ser explicado pelas características de produção. Uma delas é a fina estrutura - o chocolate belga é muito moído, e a sua espessura é de apenas 15 a 18 micrômetros. O alto teor de cacau, a seleção de grãos e o uso de 100% de manteiga de cacau ajudam a entender o fascínio que ele provoca.
Os primeiros sinais de comércio do chocolate no país datam de 1635. A fabricação costumava ser uma atividade paralela dos farmacêuticos, que vendiam o produto como tonificante. De lá para cá, o crescimento foi grande.
Um exemplo disso é a fábrica da Barry Callebaut, na cidade de Wieze, maior fornecedor de chocolate do mundo. São 270 mil toneladas de cacau produzidos a cada ano. Atualmente, dois terços do chocolate industrial e dos produtos finalizados belgas são exportados.