Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 02 de julho de 2017. Atualizado às 21h59.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
José A. V. da Cunha

Intervalo

Notícia da edição impressa de 03/07/2017. Alterada em 30/06 às 19h20min

Conhecimento a disseminar

ABRIL/DIVULGAÇÃO/JC
Diversidade, o protagonismo da mulher e o entendimento de que a causa deve ser encarada como algo verdadeiro figuraram entre os temas mais recorrentes do festival de Cannes deste ano, na visão de Juliano Hennemann, diretor executivo da SPR. "Engajar a comunicação e a criatividade na melhoria da sociedade acaba sendo definido como uma contribuição obrigatória nossa como criativos", disse ele, ao fazer uma avaliação do evento, que acompanhou de perto pela primeira vez. Ele adiantou que está preparando um projeto para ser multiplicado no estado, envolvendo palestras em universidades, além de visitas a agências e sindicatos do Interior. A ideia é executar a ação em parceria com o Sinapro e o Grupo de Atendimento, duas entidades em que figura como diretor.

Planejadores atuam unidos


COLETIVA.NET/DIVULGAÇÃO/JC
O Grupo de Planejamento entende que ao envolver pessoas que querem fazer a diferença, cria-se uma oportunidade de não apenas assistir os problemas do mercado, mas tomar atitudes que ajudem a resolvê-los. Para tanto, agora a entidade criou um coletivo de voluntários, incluindo desde os tradicionais planejadores de agência até criativos, mídias, pesquisadores, psicólogos, estudantes e professores, no que foi taxado de "Rede GPRS". Não é necessário participar de todas as atividades, mas integrar uma equipe de apoio que pode se engajar em projetos específicos. Para fazer4 parte da rede, o contato pode ser feito pelo endereço gprs.com.br.
 

Então há esperança

O publicitário Stalimir Vieira chama a atenção para a atitude da Unilever, que está mudando sua estratégia de comunicação. Keith Weed, seu diretor de marketing, anunciou que deve cortar 50% das três mil agências que atendem suas marcas pelo mundo e fazer uma economia de um bilhão de euros até 2019. Mas não, não é um corte de custos o objetivo, e sim uma busca por consistência criativa. Para Weed, a qualidade criativa supera o mix de mídia. "É muito alentador quando um capo desse quilate, engenheiro por formação, consegue associar criação com uma economia de um bilhão de euros", escreve Stallimir, em artigo que pode ser conferido no portal Coletiva.net.
 

Ritmo melhor, bem melhor

O indicador da atividade publicitária que a Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) lançou (e já comentamos aqui em outra oportunidade) mostra que 43,15% das agências apontou um aumento no número de concorrências e licitações no primeiro trimestre. "O aumento das concorrências é um indicador positivo, sinalizando uma melhora dos negócios nos próximos meses", disse Alexis Pagliarini, superintendente da entidade. Para o desempenho do ano, as estimativas são mais positivas para a maior parte das agências: 59% delas preveem crescimento, enquanto apenas 18% projetam redução e 22%, um volume de negócios semelhante ao do ano passado.

Parceiros

ALRIGHT MARKETING Digital comemorou seu segundo ano de atuação com um dia de capacitação e uma noite de confraternização, na última sexta-feira. Promoveu um workshop para debater temas como inovação e estratégias de campanhas de vídeo, programática geolocalizada e recomendação de conteúdo. Um painel liderado pelo sócio Cesar Paz reuniu especialistas, e o evento se encerrou à noite com uma grande confraternização.
WH COMUNICAÇÃO se reposicionou. Antes apenas assessoria de imprensa, a empresa transformou cores e logomarca e passou a se apresentar também como produtora de conteúdo e com o lema 'O conhecimento transforma vidas, a comunicação transforma o mundo'. A WH é formada por jornalistas, publicitários, webdesigners, editores de vídeos, profissionais especializados em inbound marketing e resultado digital, branding e relações-públicas. A agência presta serviços como relacionamento com os jornalistas dos veículos de massa, inbound marketing, Jornalismo Online, mídia training e processos de coaching de Comunicação.
 

Gente


COLETIVA.NET/DIVULGAÇÃO/JC
A 3yz levou mais quatro profissionais de Porto Alegre para atuar em seu escritório na capital paulista. Ana Becker é gerente de Conteúdo, Anna Fiedler é gerente de Atendimento, Dani Almeida é gerente de Criação da conta da Riachuelo e Renata Coufal atua como gerente de Conta. O sócio Beto Sirotsky disse que as contratações (outros quatro novos admitidos são de São Paulo) são resultado de "um ótimo ano, de novos negócios", turbinados com a conta digital da Riachuelo e a criação da campanha de Dia das Mães da marca. A 3yz integra o grupo WPP e tem entre seus clientes empresas como Shopping Iguatemi, Reebok, Serasa, Vodol, Grendene, Tramontina e Panvel Farmácias.
 

Tá ligado

Quer saber planejar e trabalhar com o YouTube? A oportunidade chegou: a Metamorfose oferece o curso Formação de Youtubers, destinado a pessoas e empresas que planejam trabalhar com este canal e produzir vídeos para web. Com aulas semanais, começa em agosto e dura cinco meses. Para saber mais, o endereço é metamorfosecursos.com.br.
 

By the way...

... dom Irno lembrou um pensamento atual de Clarice Lispector: só se consegue a simplicidade por meio de muito trabalho.
 

Perfil


JEFFERSON BOTEGA/DIVULGAÇÃO/JC
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do jornalista Nilson Souza.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia