Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 08 de Maio de 2017 às 15:00

Recuperar a política e gerar novos empregos são as metas de Macron

Hollande (d) passará o cargo a Macron no próximo fim de semana

Hollande (d) passará o cargo a Macron no próximo fim de semana


STEPHANE DE SAKUTIN/STEPHANE DE SAKUTIN/AFP/JC
Os resultados finais da eleição presidencial francesa mostram que o centrista Emmanuel Macron recebeu 10 milhões de votos a mais que a rival de extrema-direita, Marine Le Pen. Ele obteve 66,06% dos votos, enquanto ela conquistou 33,94%.
Os resultados finais da eleição presidencial francesa mostram que o centrista Emmanuel Macron recebeu 10 milhões de votos a mais que a rival de extrema-direita, Marine Le Pen. Ele obteve 66,06% dos votos, enquanto ela conquistou 33,94%.
O apoio a Macron foi o segundo maior para um presidente na história recente. Em 2002, Jacques Chirac recebeu 25,5 milhões de votos, ou 82,2% do total. Apesar disso, o comparecimento da população às urnas foi de 74,6%, sendo o mais baixo para um segundo turno em 48 anos. Em outro sinal de descontentamento, um número recorde de 4 milhões de eleitores votaram em branco ou nulo. 
Os números também mostram a expectativa colocada sobre Macron - o presidente mais jovem na França moderna, com 39 anos - pelos eleitores. Entre as principais preocupações dos franceses está a recuperação da política, manchada, nos últimos meses, por escândalos de corrupção, e a reforma trabalhista para gerar empregos. Essas serão as primeiras tarefas que o novo presidente prometeu enfrentar. O centrista, que substituirá o socialista François Hollande já no próximo fim de semana, anunciou um plano de medidas de choque assim que chegar ao Palácio do Eliseu.
As eleições legislativas de junho, que renovarão a Assembleia Nacional, indicarão o poder real com o qual contará. Caso não consiga uma maioria suficiente, terá que negociar com outros grupos. A ideia é que os eleitos comecem a trabalhar em julho e, na sequência, aprovem novos orçamentos. Na mira de Macron está estabelecer cortes de € 60 bilhões no orçamento.
O primeiro texto que deve ser apresentado tratará sobre a moralização e a renovação da vida política na França. O combate à corrupção foi a arma do candidato para resistir a dois de seus rivais, o conservador François Fillon e Marine Le Pen, da extrema-direita, ambos investigados por supostos casos de má utilização de recursos públicos por meio de empregos fictícios de assistentes parlamentares. Mas o ponto mais delicado com o qual o novo presidente terá que lidar é a reforma trabalhista. Macron afirmou que a reforma aprovada por seu antecessor no ano passado "segue em um bom caminho", mas "é insuficiente", o que dá a entender que seu texto não deverá agradar os sindicatos mais combativos.
Seu principal objetivo é permitir que as condições trabalhistas, em particular a jornada de trabalho, sejam negociadas em cada empresa ou em nível setorial para as pequenas e médias, deixando de lado as convenções coletivas, uma ideia que os sindicatos consideram que coloca todo o poder nas mãos das entidades patronais.
Macron prometeu um enorme incentivo à formação profissional dos desempregados e dos jovens (seu plano prevê € 15 bilhões) e o fortalecimento do seguro-desemprego, que será ampliado também aos autônomos. Por outro lado, assegurou que retirará esse seguro das pessoas que rejeitarem mais de duas ofertas "decentes" de emprego. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO