Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Campeonato Gaúcho

- Publicada em 04 de Maio de 2017 às 19:00

Entre o ineditismo e o hepta

Preto e DAlessandro são os principais responsáveis pela criatividade dasequipes que se enfrentam em Caxias do Sul

Preto e DAlessandro são os principais responsáveis pela criatividade dasequipes que se enfrentam em Caxias do Sul


RICARDO DUARTE/INTER/JC
A final do Campeonato Gaúcho que será realizada neste domingo já é histórica, independentemente de quem seja o vencedor. Caso o Inter levante a taça, será heptacampeão, um feito alcançado apenas uma vez pelo Colorado, em 1975 - no ano seguinte, o time se tornaria octa. Na época, o vice-presidente era Gilberto Medeiros, pai do atual, Marcelo Medeiros. Já o Novo Hamburgo, em 111 anos de história, nunca levantou o troféu.
A final do Campeonato Gaúcho que será realizada neste domingo já é histórica, independentemente de quem seja o vencedor. Caso o Inter levante a taça, será heptacampeão, um feito alcançado apenas uma vez pelo Colorado, em 1975 - no ano seguinte, o time se tornaria octa. Na época, o vice-presidente era Gilberto Medeiros, pai do atual, Marcelo Medeiros. Já o Novo Hamburgo, em 111 anos de história, nunca levantou o troféu.
Melhor durante toda a competição e sem perder jogos para a dupla Grenal, o Noia promete manter um enfrentamento de igual para igual contra o favorito. O desafio do Novo Hamburgo é ainda maior pelo fato de mandar a partida longe de casa, onde não perdeu nenhum jogo. O duelo de domingo, às 16h, será disputado no estádio Centenário, em Caxias do Sul.
A última vez que o título ficou com um time do Interior foi em 2000, e, coincidentemente, com o clube que irá ceder a sua casa para o confronto deste domingo. O Caxias, sob o comando de Tite, desbancou o todo-poderoso Grêmio de Ronaldinho Gaúcho, levando a melhor no Gauchão daquele ano. Após vencer o Tricolor por 3 a 0, no Centenário, os comandados do hoje técnico da seleção brasileira seguraram um 0 a 0 no Olímpico. Casualmente, há 17 anos, o Noia vencia a Segunda Divisão, hoje Divisão de Acesso, e retornava à elite do futebol gaúcho.
Dentro de campo, o Novo Hamburgo é o dono da melhor campanha da atual edição do Gauchão. Na primeira fase, a equipe do Vale do Sinos venceu sete vezes, empatou duas e perdeu outras duas. Nas quartas de final, o time de Beto Campos passou pelo São José, com duas vitórias por 1 a 0. Nas semifinais, o adversário foi o Grêmio. Após dois empates em 1 a 1 com, a vaga  veio nas cobranças de pênaltis, com grande atuação do goleiro Matheus Cavichioli. Os destaques da equipe ficam por conta do volante Jardel, do meia Preto e os atacantes Branquinho e João Paulo.
O Inter chega à final após uma campanha muito irregular. Na fase classificatória, teve um aproveitamento de apenas 42%. Em 11 jogos, foram três vitórias, cinco empates e três derrotas. A equipe de Antônio Carlos Zago classificou na sétima colocação. A primeira derrota em casa foi justamente para o Noia, no dia 4 de fevereiro, pela 2ª rodada. Nas quartas de final, o Colorado bateu o Cruzeiro por 3 a 1, em casa, e avançou com nova vitória, por 2 a 0, no Vieirão. Na semifinal, superou o bom time do Caxias, precisando das penalidades. O jovem goleiro Keiller saiu do banco para garantir a vaga na final, defendendo duas cobranças.
Como o jogo de ida, no Beira-Rio, acabou empatado em 2 a 2, quem vencer no Centenário ficará com o título. Novo empate, independentemente do placar, levará a decisão para os pênaltis.
 

Enquanto o Noia já está definido, Colorado faz mistério sobre a escalação até a última hora

Enquanto o Novo Hamburgo não tem mistérios na escalação e aposta na regularidade do seu time, o Inter só terá a formação conhecida uma hora antes do duelo deste domingo. A grande incógnita no grupo vermelho é em relação a quem assumirá o gol. Com os três goleiros inscritos na competição contundidos, o escolhido será mantido em mistério até às vésperas do jogo. Keiller, com o cotovelo luxado, para de dois a três meses. Marcelo Lomba, segundo reserva, com dores musculares, entrou nos minutos finais do empate em 2 a 2 sem a menor condição de atuar. O titular, Danilo Fernandes, operou o pé há 30 dias e precisaria de mais um mês para recuperar totalmente. A tendência é de o camisa 1 seja Danilo.
O restante do time não deve fugir do que vem atuando nas últimas partidas. A zaga deve ter o argentino Víctor Cuesta e o jovem Léo Ortiz. A lateral-direita é de William, enquanto que a esquerda é a primeira dúvida de Zago. Com Carlinhos afastado por uma cirurgia de apêndice, Uendel, que atuava no meio, voltou a sua posição de origem. Agora, com Anselmo bem questionado, Uendel pode voltar para o meio-campo, abrindo a lateral para Ernando ou Ceará.
Após cumprir suspensão pela expulsão diante do Caxias, Brenner foi julgado e absolvido nesta quinta-feira e volta ao time. Com isso, o Colorado deve ter Danilo Fernandes (Marcelo Lomba); William, Víctor Cuesta, Léo Ortiz e Uendel (Ernando ou Ceará); Rodrigo Dourado, Edenilson, Anselmo (Uendel) e D'Alessandro; Nico López e Brenner.
Nesta quinta-feira, Zago começou o esconde-esconde do seu time. O local escolhido foi o Hotel Vila Ventura, em Viamão, onde o trabalho volta a acontecer nesta sexta-feira. À noite, a delegação embarca para Serra, onde treina no palco da decisão no sábado pela manhã.
O técnico Beto Campos terá todos os jogadores à disposição. Sem ter como surpreender, o Novo Hamburgo deve atuar com Matheus; Léo, Júlio Santos, Pablo e Assis; Amaral, Jardel, Preto e Júlio Abu; Branquinho e João Paulo. Depois de treinar em dois turnos nesta quinta-feira (pela manhã com portões fechados), o Noia treina nesta sexta e viaja no final do dia a Caxias do Sul. No sábado, realiza atividade no gramado do Centenário, assim como o Colorado.

Mesmo sendo visitante, Inter terá maioria dos torcedores

Nesta quinta-feira ficou definida a divisão das torcidas no Centenário. O Novo Hamburgo reservou 4,2 mil ingressos para o seu torcedor, que terá transporte gratuito desde o Vale do Sinos. A torcida anilada ocupará a as cadeiras na Social, logo abaixo das cabines de imprensa, além da arquibancada localiza à esquerda deste setor. Sócios terão entrada livre.
Já a torcida do Inter, que será a maioria na casa grená, terá 11,5 mil entradas à disposição. A venda para os colorados começa nesta sexta-feira, exclusiva para sócios, a partir das 10h até às 18h, no Gigantinho. Cada associado poderá comprar até dois ingressos. No sábado, no mesmo horário, a venda será disponibilizada ao público em geral. O valor das entradas é de R$ 80,00. No dia, o valor passará para R$ 100,00.