Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Tecnologia

- Publicada em 17 de Maio de 2017 às 18:20

Solução da SAP deve revolucionar negócios

SAP Leonardo será ainda maior no futuro, afirmou McDermott

SAP Leonardo será ainda maior no futuro, afirmou McDermott


SAP/SAP/DIVULGAÇÃO/JC
Para um mundo cada vez mais conectado - e com empresas ansiosas em aproveitar o melhor das novas tecnologias sem desperdiçar recursos - a resposta da SAP está na ponta da língua: Leonardo Digital Innovation System.
Para um mundo cada vez mais conectado - e com empresas ansiosas em aproveitar o melhor das novas tecnologias sem desperdiçar recursos - a resposta da SAP está na ponta da língua: Leonardo Digital Innovation System.
Se a arrojada ideia comprovar a sua efetividade nos clientes no médio e longo prazo, a SAP pode estar iniciando uma verdadeira revolução. Isso porque a solução incorpora e promete conseguir integrar todas as tecnologias do mundo novo, como Big Data, Machine Learning, Analytics, Internet das Coisas (IoT) e Blockchain. Impossível? Não, é o que pensa o CEO da SAP, Bill McDermott. "O SAP Leonardo será ainda maior no futuro", projeta, otimista.
Lançado oficialmente em março, o portfólio recebeu novas funcionalidades, que foram apresentadas para os cerca de 30 mil participantes do Sapphire, que acontece nesta semana, em Orlando (EUA). A expansão envolve novas capacidades de software, como o SAP Leonardo Machine Learning Foundation, um conjunto de novas aplicações de aprendizado de máquinas para funções corporativas, que vão desde o faturamento ao atendimento ao cliente e retenção. Outra novidade é o SAP Cloud Platform Blockchain para a construção de extensões de aplicativos e novas soluções usando a tecnologia.
A empresa também está integrando as capacidades do SAP Leonardo com suas aplicações existentes e oferecerá serviços para desenvolvedores e parceiros criarem seus próprios aplicativos personalizados suportados por uma rede de Centros Leonardo localizados em diversos países. Um deles está no Brasil, mais precisamente no SAP Labs Latin America, em São Leopoldo. O Labs já trabalha desenvolvendo soluções de Leonardo para o mercado global e, em breve, começará a realizar os protótipos junto a clientes brasileiros.
"Estamos introduzindo novas funcionalidades para acelerar de forma dramática a experiência dos nossos clientes e aumentar a sua eficiência", relata Bernd Leukert, membro do Executive Board of SAP SE, Products & Innovation.
Um dos grandes diferenciais é que os clientes poderão acessar qualquer dado a partir deste ambiente, em tempo real e com conectividade com todas as tecnologias. "Leonardo não é um sistema, é a fundação para construirmos um novo estilo de aplicações e serviços. Não pegamos os dados de algum lugar e transformamos em algo inteligente, como algumas companhias do mundo estão fazendo. Com essa solução, tudo acontece dentro da nossa plataforma", explica o cofundador e chairman do Supervisory Board da SAP, Hasso Plattner.

PMEs têm nova opção de contratação do Business One

Cristina diz que é preciso tirar a complexidade de todo processo

Cristina diz que é preciso tirar a complexidade de todo processo


PATRÍCIA KNEBEL/ESPECIAL/JC
A SAP anunciou ontem oferta do seu software de gestão SAP Business One no formato de serviços (SaaS). A assinatura mensal será a partir de R$ 250,00 por mês para empresas com até 25 usuários, além do custo de hospedagem na nuvem de um provedor a ser escolhido pelo cliente. O foco são as pequenas e médias empresas (PMEs)
É um preço bem competitivo, considerando um segmento em que a oferta desse tipo de solução é vasta no mercado brasileiro. A presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, destaca a redução dos custos, mas afirma que o fato de essa oferta ser em cloud também é muito estratégico para chegar mais rapidamente nesse perfil de companhia. "Não adianta só ter preço competitivo, é importante tirar a complexidade de todo processo, já que nem sempre essas empresas têm uma grande estrutura de TI", comenta.
Atualmente, a SAP tem cerca de seis mil clientes no Brasil usando Business One para fazer a gestão de suas operações administrativas, como Instituto Ayrton Senna, 1900 Pizzeria e o time de futebol Palmeiras. "Vamos crescer exponencialmente", projeta.
A SAP também está disponibilizando para as PMEs a solução em nuvem SAP Ariba, rede on-line que conecta 2,3 milhões de fornecedores com empresas de todos os tamanhos no mundo.

Votorantim destaca potencial de integração

Em se tratando de Leonardo, tudo ainda é muito novo. Mas a Votorantim já gostou do que está vendo no Sapphire. O CIO da empresa, João Donizetti, participa do evento e, quando retornar ao Brasil, pretende aprofundar conhecimento da solução. "Integrar tantas tecnologias é algo bem complexo, por isso o Leonardo nos chamou tanto a atenção. Não descarto, inclusive, a adoção imediata", afirma.
O conglomerado, que tem atuação nas áreas de cimento, celulose e energia, entre outros, faz uso intensivo da tecnologia, como IoT, Analytics e Realidade Aumentada. As soluções da SAP estão presentes em todas as empresas do grupo Votorantim - são 13 mil usuários das soluções da multinacional de software. "Sabemos que a transformação digital é decisiva para a continuidade dos nossos negócios. Sem isso, não sobreviveremos aos próximos 100 anos", afirma.
O presidente da SAP Latin America e Caribe, Claudio Muruzabal, diz que o SAP Leonardo está levando o conceito da transformação digital a novo patamar, na medida em que irá ajudar as empresas a abordar de forma eficiente as tecnologias digitais para melhorar produtividade. "É um sistema integrado que faz uso intensivo das tecnologias emergentes para gerar valor exponencial das empresas", analisa.