Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Maio de 2017 às 18:27

Banrisul poderá processar empresa de segurança em TI

Sites de grande banco brasileiro teriam sido falsificados por hackers

Sites de grande banco brasileiro teriam sido falsificados por hackers


/Antonio Paz/ARQUIVO/Jc
O Banrisul ameaça processar a empresa russa de segurança digital Kaspersky Lab, que divulgou, no início do mês, relatório que afirmava que um banco brasileiro fora vítima de fraude em outubro. De acordo com os investigadores, um grande banco brasileiro teve seus sites falsificados por hackers, e clientes tiveram informações bancárias roubadas.
O Banrisul ameaça processar a empresa russa de segurança digital Kaspersky Lab, que divulgou, no início do mês, relatório que afirmava que um banco brasileiro fora vítima de fraude em outubro. De acordo com os investigadores, um grande banco brasileiro teve seus sites falsificados por hackers, e clientes tiveram informações bancárias roubadas.
Sem revelar nomes, a empresa russa citou, segundo a revista "Wired", que o banco atacado teria mais de 500 agências no Brasil, 5 milhões de clientes e US$ 25 bilhões em ativos - o único que se aproxima dessas características, segundo o Banco Central, é o Banrisul. O banco estatal gaúcho não confirma que foi o alvo, nem a Kaspersky.
Há ainda relatos na imprensa de que a instituição sofreu uma invasão semelhante a essa em um fim de semana de outubro do ano passado, o que coincide com a data divulgada pela Kaspersky. "O Banrisul não reconhece relação com recentes notícias veiculadas sobre ataque externo a seu sistema tecnológico", diz o banco em nota.
Questionado sobre o que embasaria eventual processo, tendo em vista que o nome do Banrisul não foi abertamente divulgado pela Kaspersky, o banco não respondeu. "A Kaspersky Lab nunca divulgou e não divulgará o nome do banco que foi vítima devido à investigação em curso", disse a empresa em nota.
Casos de vazamentos de informações armazenadas por bancos podem gerar indenizações para clientes que tiveram seus dados expostos indevidamente e forem vítimas de fraudes, dizem especialistas. "Quem coleta o dado é responsável pela guarda dele", diz Marcio Calil Assumpção, presidente da Comissão de Direito Bancário da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).
No caso de bancos, segundo especialistas, não há obrigação de alertar os correntistas quando há vazamentos. Não existe também legislação específica que trate dessas falhas. É usado o código de defesa do consumidor. "Se for provado que os bancos não seguiram as regulamentações (de segurança) pode haver investigação. A instituição pode ser penalizada", diz o professor de direito digital do Mackenzie Renato Leite Monteiro.
Isso não significa que os clientes serão indenizados. De acordo com especialistas, na prática, hoje isso só ocorre quando há algum dano material, como uma fraude ou um desvio de dinheiro cometido a partir da falha.
Segundo Assumpção, a situação se encaminha para que a divulgação indevida da informação mesmo sem prejuízo material possa ser indenizável. "A jurisprudência vem sendo construída para reconhecer um dano moral no vazamento de dados."
Mesmo com a responsabilidade pela guarda da informação recaindo sobre o banco, os clientes devem manter seus dados seguros. A empresa não seria responsabilizada no caso de comprovada uma negligência do indivíduo, dizem especialistas.
"Uma coisa é o banco vazar suas informações, outra é você vazar", afirma Gustavo Kloh, professor de direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro. Por isso, é importante tomar cuidado e adotar medidas básicas de segurança.
Algumas dicas são usar uma senha diferente para cada conta, não guardá-las em lugares de fácil acesso, usar os sistemas de segurança oferecidos pelo banco e ter um antivírus atualizado. Acessar a conta em computadores públicos ou em redes de internet abertas ou desconhecidas também é perigoso, já que os dados podem ser interceptados.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO