Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 25 de maio de 2017. Atualizado às 00h15.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 25/05/2017. Alterada em 24/05 às 21h42min

Novidades (boas) da Junta

ITAMAR AGUIAR/DIVULGAÇÃO/JC
Em vez de cinco dias úteis para registrar uma empresa, a Junta Comercial do Rio Grande do Sul o fará em apenas 48 horas quando for concluída a digitalização dos arquivos da Jucis-RS. A boa nova foi anunciada no Tá na Mesa da Federasul de ontem pelo presidente da Junta, Paulo Roberto Kopschina. A instituição alcançará autonomia financeira já em 2018, graças ao investimento de R$ 3,5 milhões aportado na digitalização de todo o processo - já são 18 mil caixas de um total de 45 mil.

A comida do milênio

Comemora-se domingo o Dia Mundial do Hambúrguer, a comida que deu mais certo junto com o cachorro-quente e o velho e bom sanduíche. Só uma rede, a Madero, vendeu 8 milhões de hambúrgueres em 2016 nos 90 restaurantes do grupo, número que quase deve dobrar neste 2017. Imagina o volume anual em todo mundo. O hambúrguer clássico, carne moída no meio de um pão redondo, nasceu em 1940 nos Estados Unidos.

As pontas de Paris

Registros de Marcas e Patentes - Gerdau 1891-min (1) pg3 reprodução do registro da marca Gerdau foto Arquivo Junta Comercial Registros de Marcas e Patentes - Gerdau 1891-min (1)


ARQUIVO JUNTA COMERCIAL/DIVULGAÇÃO/JC
Outra novidade é que, em parceria com a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), está em gestação a Carteira de Identidade Empresarial, cartão que terá um chip com o histórico da empresa e outros dados para efetuar transações comerciais. O detalhe é que também será cartão de débito como qualquer outro. Na explanação, Kopschina contou que no século XIX a Junta também registrava marcas e, entre outras, mostrou a do Grupo Gerdau, antiga Companhia Fabrica de Pregos Pontas de Paris - um tipo de prego redondo.
 

Fruta no pé

Tramita na colenda porto-alegrense projeto de lei do vereador Idenir Cecchim (PMDB) que dispõe sobre o plantio de árvores frutíferas em calçadas, praças e terrenos de prédios públicos, ampliando a cobertura vegetal da cidade e permitindo que a população "coma fruta no pé". Cecchim relaciona uma dúzia de espécies frutíferas. Até os passarinhos agradeceriam.

Sacou?

Medida Provisória autoriza saque nas contas inativas do FGTS. Ao longo dos últimos anos, o fundo tem sido alvo de outro tipo de saque. E bota saque nisso.

Selvageria

Não precisa de muitas palavras para definir o caráter de uma manifestação como a que os sindicalistas fizeram ontem em Brasília. Independentemente do mérito, botar fogo em um ministério é uma selvageria atroz.

Chove chuva

O que tem chovido no Interior e na Fronteira não é normal. Só em Porto Mauá, fronteira com a Argentina, o acumulado de precipitação pluviométrica no mês de maio já atingiu a marca de 349 mm até ontem. Em janeiro choveu 265 mm, em fevereiro 126 mm, março 345 mm e em abril mais 574 mm, num total de 1.310 mm nestes quatro primeiros meses do ano.

O peso do bolso

Pesquisa encomendada pela CDL-POA e pelo Sindilojas Porto Alegre sobre expectativa de vendas para o Dia dos Namorados neste ano mostra que o que mais impacta na escolha dos presentes para a data é o "peso no bolso". Segundo 86,80% dos entrevistados, o desconto é o que mais ajuda na definição do local onde será comprado o presente, seguido pelo preço, com 81,80% da amostra.

O autor, o autor!

O endividamento das empresas do grupo dos manos Batista com o Bndes é acima de qualquer medida de risco calculado que faz parte dos mandamentos do bem investir. O próprio Tribunal de Contas da União (TCU) já questionou o banco. O que precisa agora é dar nome aos bois, quem ordenou que o Bndes se expusesse dessa maneira. Sabe-se que o próprio ex-presidente Luciano Coutinho manifestou desagrado com empréstimos desse calibre.

Miúdas

  • ECOBARREIRA já reteve mais de 205 toneladas de resíduos do Arroio Dilúvio desde 30 de março de 2016.
  • PAULO Maluf (PP-SP) foi condenado a sete anos e nove meses em regime fechado. Furada. Com 85 anos, o nobre deputado não pode mais ser hóspede de presídio.
  • MALUF é de longe o mais ardiloso político do Brasil contemporâneo. Tem fôlego de gato.
  • INVESTIDORES estrangeiros acreditam que, ao fim e ao cabo, a vida continua: compram ações na Bovespa. Baratinhas.
  • DEPOIS de meses sem chuvas na Capital, deu a lógica. Salvo liminar, São Pedro abre as torneiras nos próximos dias.

Finais

  • CIRURGIÃO Plínio Carlos Baú, do Hospital São Lucas da Pucrs, participa da pesquisa "Prevenção de hérnias incisionais", que será apresentado em congresso em Viena.
  • MINISTRO do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB) será palestrante da reunião-almoço da CIC Caxias do Sul na segunda-feira.
  • RIO Grande Energia (RGE) investiu R$ 7,3 milhões na sua área no primeiro trimestre.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia