Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 18 de Maio de 2017 às 00:37

Sob nova direção


MAURICIO TOMEDI/FAMURS/JC
Segundo a Famurs, será fraterna e republicana a troca de comando na entidade. No popular: na boa. O atual e o futuro presidente da entidade encontraram-se em Brasília durante a Marcha dos Prefeitos. Luciano Pinto (à direita), do PDT, e Salmo Dias (PP) trocaram impressões sobre a pindaíba dos municípios e o impacto financeiro que os planos de carreira, aprovados no Congresso Nacional, como o piso do magistério, causarão nas contas municipais. A eleição da Famurs será na próxima quarta-feira, 24 de maio.
Segundo a Famurs, será fraterna e republicana a troca de comando na entidade. No popular: na boa. O atual e o futuro presidente da entidade encontraram-se em Brasília durante a Marcha dos Prefeitos. Luciano Pinto (à direita), do PDT, e Salmo Dias (PP) trocaram impressões sobre a pindaíba dos municípios e o impacto financeiro que os planos de carreira, aprovados no Congresso Nacional, como o piso do magistério, causarão nas contas municipais. A eleição da Famurs será na próxima quarta-feira, 24 de maio.

O estrangeiro sumiu


CLAITON DORNELLES /JC
Empreendedores que trabalham com turismo e hotelaria em Porto Alegre observam que despencou o número de estrangeiros que visitam a cidade. Depois do ápice na Copa do Mundo de 2014, hoje há pouquíssimos hóspedes de fora. Uma das razões seria a insegurança da Capital, arrisca Camila Klein, proprietária de um hostel. Reportagem no GeraçãoE, encartado nesta edição.
 

A moda pegou

O câmbio automático nos ônibus de Porto Alegre é uma benção para os motoristas, que dispensados da troca manual de marchas se dedicam mais para o que se passa dentro e fora do coletivo. É visível como os condutores ficam menos tensos. Aliás, câmbio automático ou automatizado faz bem para todos os motoristas e para o trânsito, embora ainda não seja unanimidade. Demorou, mas a moda pegou.

Os esquecidos

A Câmara dos Deputados está cheia de bancadas disso ou daquilo. Breve teremos mais uma, a dos bichos, somando-se às bancadas evangélica, da bola (e da bala), sindical, dos empreiteiros, ambientalistas e tantas outras. O que não tem é uma bancada dos anônimos brasileiros que pagam seus impostos sem bufar - porque não podem -, homens e mulheres comuns que os parlamentares chamam de meu povo na época de eleições.

Gratuidade cara

Entre as causas das tarifas altas no transporte municipal da Capital, a queda do número de passageiros pagantes nas duas últimas décadas é um dos fatores, segundo o economista André Coutinho Augustin, da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Além disso, um bom percentual viaja de graça. Se dependesse de alguns vereadores, a gratuidade seria universal.

A viagem do galo

O galo do Festival de Publicidade de Gramado vai cantar nas capitais dos Estados Unidos, Índia e no Amazonas, na edição extra do evento em 2018. Os Publicitários Sem Fronteiras irão a estes países e ao estado do Norte do Brasil para promover a propaganda na América Latina. A apresentação do programa será feita dia 8 de junho no Hotel Serra Azul de Gramado.

Do mal para o bem

O deputado federal gaúcho Jones Martins (PMDB) pediu em requerimento à Mesa da Câmara dos Deputados que o Ministério da Justiça informe o valor nominal dos últimos três anos de bens apreendidos e adquiridos com produtos do tráfico de drogas. Martins quer que armas e veículos apreendidos sejam revertidos imediatamente à segurança pública. Em parte pelo menos, isso já acontece.

O futuro da estrela

Oportunismo pragmático ou oportunidade de avanço? O que está sendo construído no Congresso tendo em vista as eleições em 2018? Isso e mais: voto em lista, composta de 50% homens e 50% mulheres, alternada, aprovada no último fim de semana no Congresso do PT Estadual. Estas e outras questões cruciais para o PT serão debatidas pela bancada municipal do partido na Capital dia 22, às 18h30min, na colenda porto-alegrense.

Nota 10

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) desarticulou ontem três quadrilhas que atacavam bancos em pequenos municípios usando reféns. A investigação da Polícia Civil levou um ano e um mês. Foram 400 policiais cumprindo 45 mandados de busca e apreensão em 14 municípios, e prisão de 33 suspeitos. Isso chama-se eficiência.

Ingegnere Randon

O fundador das Empresas Randon, Raul Anselmo Randon, recebe no próximo dia 26 a láurea Doutor Honorem em Ingegneria Gestionale da Universidade de Pádua, Itália, como o primeiro empreendedor brasileiro a ser laureado, especialmente considerando sua dedicação no âmbito social. Além de Randon só outro brasileiro foi distinguido, o escritor Jorge Amado, em 1996. Te mete.

Miúdas

  • CELULARES estão louqueando nos últimos dias. De um dia para outro "este número não existe".
  • DESDE que a fábrica da Coca-Cola em Porto Alegre abriu suas portas, mais de 40 mil pessoas já a visitaram.
  • PARA um terço dos entrevistados pelo Sindilojas Porto Alegre, o pagamento do FGTS aumentou em 5% as vendas.
  • LEITOR acha que o Refis dos municípios é injusto porque os prefeitos desobedeceram a Lei da Responsabilidade Social.
  • EXCELENTES as edições da Revista Experiência dos alunos da Famecos (Pucrs).