Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 07 de Maio de 2017 às 22:40

Capricho na fachada


MARCO QUINTANA /JC
Nós caminhamos quase sempre de cabeça baixa e a repetição do itinerário nos deixa cegos para a visão de prédios muito bonitos. Caso do sobrado no número 121 da rua José Montaury, Centro Histórico de Porto Alegre. Uma beleza colorida com azulejos portugueses e vitrais da época da construção. Caprichava-se muito, então, nada de fachadas chapadas e sem vida. Longa vida a ele.
Nós caminhamos quase sempre de cabeça baixa e a repetição do itinerário nos deixa cegos para a visão de prédios muito bonitos. Caso do sobrado no número 121 da rua José Montaury, Centro Histórico de Porto Alegre. Uma beleza colorida com azulejos portugueses e vitrais da época da construção. Caprichava-se muito, então, nada de fachadas chapadas e sem vida. Longa vida a ele.

Aposentadoria à inglesa

O príncipe Philip poderia ser usado pelo presidente Michel Temer (PMDB) como exemplo. O marido da rainha Elizabeth anunciou sua aposentadoria na provecta idade de 95 anos. A sério: aposentadorias como as nossas até antes dos 50 anos não existem nesta e em outras galáxias. Aos 50, nem se chegou ainda no auge da capacidade intelectual.

Tudo que entra, sai I

Todos os medicamentos que ingerimos (nós e os animais de estimação) são metabolizados em parte, a outra é eliminada pelas fezes e urina. Dali para o esgoto, que vai para o rio. Mesmo tratada, não se consegue a filtragem de todos os princípios ativos. Porém, explica a professora do Instituto de Química da Ufrgs Tânia Pizzolato, as concentrações são muito baixas e não afetam diretamente a saúde humana. Mas os peixes e os microorganismos que fazem parte da cadeia alimentar os absorvem em parte.

Tudo que entra, sai II

A professora Tânia explica em minucioso estudo que pesquisas relacionam a presença de hormônios femininos e outros contaminantes na água com a feminização de peixes e a formação de óvulos em animais machos, indicando efeitos mesmo em pequenas quantidades do estrogênio usado em pílulas anticoncepcionais. Essa reversão de sexo, anota a página, foi observada pela primeira vez no rio Tâmisa, na Inglaterra. Enfim, como diz o povo, tá tudo dominado.

Pesquisador Emérito

Único gaúcho entre os indicados desta edição, o professor do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Jorge Luiz Gross, foi destacado como Pesquisador Emérito 2017 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Visite o Rio

A Associação de Hotéis do Rio de Janeiro, o Rio Convention & Visitors Bureau e a Riotur realizam, nesta quarta-feira, em Porto Alegre a primeira edição do roadshow Visit.Rio, que vai promover a capital fluminense no mercado nacional. O encontro reunirá 16 hotéis cariocas e cerca de 200 profissionais do Rio Grande do Sul. O encontro acontecerá no Hotel Plaza São Rafael, a partir das 8h.

Na fronteira do perigo


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Nem sempre a Brigada Militar atende casos de violência, em parte cuida mesmo é da saúde das pessoas. Este cidadão não foi atropelado nem assaltado entre a estreita calçada da avenida João Pessoa e o corredor de ônibus. Com crise hipertensiva, sentiu-se mal e desmaiou. Antes mesmo de a Samu aparecer, ele se recuperou e ficou sentado sob o olhar atento dos PMs.
 

O abraço aos postes

Um levantamento produzido pela Rio Grande Energia (RGE), que atende 1,4 milhão de consumidores, mostra que aproximadamente 647 mil clientes ficaram sem energia elétrica nos últimos 12 meses por conta das 3.099 colisões de veículos contra postes do sistema elétrico da empresa em 255 municípios da área de concessão da empresa. Em média, os clientes ficaram sem luz por cerca de 5h34min.

Miau

Ainda na área de energia elétrica, é assombrosa a revelação de que 17% da produção da CEEE é desviada, com o popular gato. A estatal tem prejuízo anual de R$ 200 milhões por conta desses bichanos. Nenhuma empresa pública ou privada resiste a um buraco desse tamanho.

Miúdas

  • FALAMOS mal da poluição dos países ricos, mas não conseguimos evitar a fumaça fedorenta dos nossos veículos equipados com motor a diesel.
  • CAMINHÕES, ônibus e vans disputam o campeonato de quem mais larga fumaça no ambiente.
  • CERTO o vereador da Capital Idenir Cechim (PMDB). Tem mais é que derrubar a estrutura de testes do aeromóvel na Primeira Perimetral.
  • VITIMADO por um infarto, faleceu na quinta-feira passada o presidente da Ajorsul, Celso Stürmer.

Finais

  • MÉDICO Algemir Brunetto foi reeleito diretor-presidente do Instituto do Câncer Infantil (ICI). COMO Porto Alegre pode sair da crise é tema de palestra do secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, no Menu Porto Alegre da Associação Comercial amanhã às 12h.
  • DOCUMENTÁRIO "Impeachment - o Brasil nas ruas" do cineasta Beto Souza e do cientista político Paulo Moura estreia quarta-feira/20h na Cinemateca Capitólio.