Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 09 de maio de 2017. Atualizado �s 21h22.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

PALCO GIRAT�RIO

Not�cia da edi��o impressa de 10/05/2017. Alterada em 09/05 �s 17h25min

Estudo sobre biomec�nica teatral � atra��o no 12� Festival do Palco Girat�rio Sesc

Pe�a A dois Passos foi feito em parceria com o no Centro Internacional de Estudos em Biomec�nica Teatral de Meyerhold e o Teatro Torto

Pe�a A dois Passos foi feito em parceria com o no Centro Internacional de Estudos em Biomec�nica Teatral de Meyerhold e o Teatro Torto


THIELE ELISSA/DIVULGA��O/JC
Michele Rolim
O artista gaúcho Marcelo Bulgarelli, há cerca de 10 anos, pesquisa sobre a biomecânica teatral. Em 2008, ele ingressou no Centro Internacional de Estudos em Biomecânica Teatral de Meyerhold, em Peruggia, na Itália. O resultado destes estudos pode ser visto no trabalho A 2 passos, que estreia no 12º Festival Palco Giratório Sesc Porto Alegre, amanhã, às 11h, no estacionamento do Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307). Depois, haverá sessões em diversos locais até 27 de maio. A programação completa está em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.
O espetáculo integra o projeto Histórias pedestres e tem na direção o mestre russo Gennadi Bogdanov, um dos fundadores da Escola Internacional de Biomecânica. Bogdanov estudou biomecânica teatral de Vselevod Meyerhold por quatro anos com Nikolai Kustov - ator e instrutor do próprio Meyerhold, um dos mais importantes teóricos do teatro da primeira metade do século XX. Semana passada, Bogdanov fez uma demonstração técnica/artística intitulada Os estudos clássicos da Biomecânica Teatral de Meyerhold no Teatro do Sesc.
A biomecânica teatral é um sistema para a criação teatral do ator. "Ela desenvolve princípios que permitem aos atores desenvolverem sua arte independentemente da linguagem que irão trabalhar", comenta o gaúcho.
Acompanha Bulgarelli na cena outro especialista em biomecânica, o italiano Claudio Massimo Paternò. A 2 passos retrata os afetos e ressentimentos de uma dupla de atores que se acirram durante a derradeira apresentação, já que ocorre uma falha no sistema de abertura da cortina - ficando durante a apresentação a entreaberta -, que desencadeia uma série de situações. O poder, o consumismo, a beleza e o amor são alguns dos temas abordados na montagem.
Na concepção do espetáculo há uma característica muito específica, a metonímia: tudo acontece tendo como a principal figura de linguagem a expressão das pernas e pés dos atores. "As pernas são as partes do corpo do ator que têm muita expressão. Por meio delas, podemos expressar muitas emoções. Dá para mostrar choro, riso, angústia, pequenas nuances, detalhes de emoções diferentes, coisas muito pessoais. Em geral, no teatro, todo o corpo do ator é um meio de expressão muito forte, mas em A 2 Passos, o acento é nas pernas", diz Bogdanov.
O espetáculo ocorre em espaços abertos - os atores estão dentro de um caixa de teatro assinada por Élcio Rossini com objetivo de colocar uma lente de aumento nos pés e nas pernas dos atores. "Nos inspiramos nas obras futuristas de Marcel Fabre e de Tommaso Marinetti, que desenvolveram a linguagem da metonímia", conta Bulgarelli.
Em Porto Alegre, o artista atua no Teatro Torto ao lado de Tatiana Cardoso. Juntos, desenvolveram o espetáculo O dia desmanchado (Prêmio Açorianos 2010 de Melhor ator e trilha sonora original). Bulgarelli também atua como diretor do grupo Italiano La
Fabbrica dei Gesti - em agosto foi vencedor do prêmio de Melhor Espetáculo italiano do Crasch Test - Collisioni di Teatro Contemporaneo - com o espetáculo Oltremundo.
No Brasil, ele é o único representante oficial do Centro Internacional de Estudos em Biomecânica Teatral de Meyerhold. "No País, existem várias pessoas que estudam biomecânica - na teoria, ela é vista como algo arqueológico, mas é uma técnica totalmente viva", comenta ele, que finaliza: "Ela se mantém através da tradição teatral, ou seja, ela só se passa através da prática, não dá para ensinar quem nunca praticou a técnica".
Além das apresentações, também ocorre a oficina prática A base do ator, ministrada pelos atores da montagem. Todas as atividades gratuitas.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia