Petr�cio Chalegre trabalha para reorganizar 
as rela��es entre empresas e funcion�rios Petr�cio Chalegre trabalha para reorganizar as rela��es entre empresas e funcion�rios Foto: FREDY VIEIRA/FREDY VIEIRA/JC

A coopera��o budista aplicada nos neg�cios

Petrúcio Chalegre, 70 anos, é o monge Genshô, fundador da Prajna Consultoria. Especializado em Marketing e processos gerenciais de equipes comerciais, ele implantou sistemas comerciais em mais de 60 empresas, a partir da integração de recursos humanos com estratégias de marketing e negócios. Autor do livro O princípio dos interesses coincidentes, se desdobra como palestrante e conferencista. Nesta entrevista, ele faz paralelos entre o budismo e o empreendedorismo.
GeraçãoE - Como foi o seu encontro com o budismo e como isso se uniu aos assuntos empresariais?
Petrúcio Chalegre - Eu era um executivo de uma empresa conhecida pela sua competitividade e seu domínio nas comunicações, e resolvi me tornar um monge. Não abandonei o contato com o mundo corporativo, porque até hoje tenho uma empresa que presta consultoria em gestão, e trabalho para grandes companhias nacionais, como Alpargatas S.A., Café Iguaçu, Sadia. Muitas dessas empresas, líderes continentais, são clientes minhas, mas tenho levado para elas parte do conhecimento, da maneira de pensar do budismo para dentro da administração, sobretudo dos Recursos Humanos.
GE - E como se desenvolve esse processo?
Petrúcio - Existe nisso uma coisa tipicamente budista, que é conciliar os extremos em um caminho médio. E o interessante, que nós podemos falar, é que não é necessário deixar o mundo completamente para seguir um mundo espiritual. Você pode ser um fotógrafo e seguir um mundo espiritual. Pode ser um jornalista e seguir um mundo espiritual. Existe essa possibilidade. Pode ser um acadêmico ou um empresário rural e se tornar um monge budista. Isso não seria estranho no mundo oriental. É comum, no fim da vida, as pessoas se voltarem ao mundo espiritual.
GE -Por que no fim da vida?
Petrúcio - Porque você sente a pressão, no sentido de "qual é o sentido da minha existência?". Isso você dificilmente sente no começo.
GE - Por que o budismo pode ser importante para empreendedores e profissionais em geral?
Petrúcio - Porque o budismo tem uma abordagem não conflituosa das relações humanas e empresariais. Uma abordagem cooperativa. E, mesmo no mundo mais competitivo, países como Japão, Taiwan ou mesmo o Vietnã, predominantemente de tradições budistas, têm se mostrado eficientes na construção de uma sociedade não violenta e ao mesmo tempo afluente. É algo que podemos facilmente comparar. O Japão, no ano passado, teve seis assassinatos por arma de fogo. No Brasil, há 260 por dia. Já é uma diferença, não é?
GE - Qual é a maior lição que se pode tirar do budismo?
Petrúcio - Que o homem pode se libertar das ilusões sem depender de crenças em deuses, almas e espíritos. E pode alcançar uma felicidade plena com esta libertação.
GE - Qual é o perfil de clientes que procuram a sua consultoria?
Petrúcio - Empresas de grande porte que querem reorganizar seu sistema de relações com os funcionários.
GE - Há uma sugestão normalmente dada a esses empresários?
Petrúcio - O próprio sistema remuneratório precisa ser modificado, de forma que os interesses empresariais e dos funcionários sejam coincidentes, o que é um grande desafio. Normalmente, nós temos uma visão dicotômica, de luta de classes. Empresários de um lado e funcionários de outro. Essa é uma visão incorreta. Se nós conseguirmos fazer com que os interesses de ambos os lados sejam coincidentes, cessa esse tipo de luta.
GE - E como fazer isso no mundo atual?
Petrúcio - Essa é minha especialidade (risos). No meu livro, chamado O princípio dos interesses coincidentes, eu explico mais profundamente como podemos atingir essa coincidência de interesses e o fim de um combate inglório de ambos os lados.
GeraçãoE (Ulisses) - Entrevista com Petrúcio Chalegre, monge budista e consultor de empresas. Na foto:  Petrúcio Chalegre (vestido de monge) e Celso Marques
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio