Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 26 de Abril de 2017 às 23:53

Revista Parlamento I


ACERVO FAMÍLIA JK/DIVULGAÇÃO/JC
O jornalista André Pereira é um profissional muito preocupado em preservar a memória do jornalismo gaúcho. Nem na internet, nem no Museu Hipólito José da Costa há registro à Revista Parlamento, que acompanhou a atividade da Assembleia Legislativa gaúcha entre 1970 e 1982. Mas ele foi atrás e entrou em contato com a viúva de um dos fundadores, o jornalista Jaime Keunecke, falecido em 2014.
O jornalista André Pereira é um profissional muito preocupado em preservar a memória do jornalismo gaúcho. Nem na internet, nem no Museu Hipólito José da Costa há registro à Revista Parlamento, que acompanhou a atividade da Assembleia Legislativa gaúcha entre 1970 e 1982. Mas ele foi atrás e entrou em contato com a viúva de um dos fundadores, o jornalista Jaime Keunecke, falecido em 2014.

Revista Parlamento II


VINICIUS REIS/DIVULGAÇÃO/JC
Felizmente, JK havia guardado todos os números e os encadernou, então a família doou a coleção para André Pereira, que, por sua vez, a doou para o Memorial da Assembleia. A foto em destaque, no alto, mostra a formação original da publicação Parlamento. Ao centro, os jornalistas Cecílio Pereira, JK e João Carlos Terlera. Observam-se ainda Salomão Kirjner, Éldio Macedo, Aníbal Bendati e Carlos Contursi, entre outros, todos nomes famosos do jornalismo gaúcho. Na imagem menor, abaixo, Pereira, o jornalista Marcelo Nepomuceno e a família de JK.
 

Festa à vista

Não precisa ser nenhum Nostradamus para prever que o grosso dos grevistas será composto de funcionários públicos e de estatais. Daí vem a questão do corte do ponto. O prefeito paulistano, João Doria (PSDB), garantiu que vai cortar o ponto dos servidores municipais aderentes à paralisação. Como disse lá atrás o companheiro Lula (PT), greve sem corte de ponto não é greve, é festa.

Questão de Planejamento I

Ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Telmo Magadan está participando da discussão sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. E é crítico à extinção da antiga Secretaria Municipal do Planejamento e, agora, da pasta de Urbanismo. Diz que entende a necessidade de reduzir o número de secretarias, mas observa que, por ser uma questão estratégica, as grandes metrópoles mantêm uma pasta do Planejamento, mesmo em estruturas enxutas.

Questão de Planejamento II

Magadan também insiste que é importante escolher gestores que tenham afinidade com a área, isto é, secretários que, além de bons gestores, entendam de urbanismo e tenham formação em Arquitetura. Isso não só para projetar a cidade do futuro, mas também para fazer a gestão do Plano Diretor a ser implementado em Porto Alegre.

O especialista

Ao criticar o juiz Sérgio Moro, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) sugeriu, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que o magistrado andava "fumando erva estragada". Sabe tudo de erva o senador.

O direito de viajar

O Daer voltou atrás da decisão de cancelar as viagens de ônibus intermunicipais nesta sexta-feira. Como a página advertiu ontem, a falta de ônibus atingiria em cheio a população sem carro que se programou para o feriadão ou simplesmente para ir ao trabalho. Sem ônibus, a greve já seria vitoriosa antecipadamente. Por isso, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre orienta a categoria a abrir as portas amanhã.

Miúdas

  • ALGO está muito errado quando vítimas de assaltos têm nomes e fotos divulgados, e os criminosos podem esconder o rosto.
  • ÀS vezes, o depoimento dado à imprensa é tão detalhado que o agressor pode localizá-las de novo com facilidade.
  • MONGE budista, Petrúcio Chalegre dá a fórmula para a convergência entre trabalhadores e empresários. Entrevista no GeraçãoE desta edição.
  • FEIRA do Artesanato do Bom Fim, na rua José Bonifácio, completa 35 anos nesta semana.

Finais

  • JUIZ do Trabalho, Jorge Alberto de Araujo lança seu livro "Interrogatório Eficaz" amanhã/17h30/avenida Bastian, 164.
  • EMPRESÁRIO Pedro Teixeira foi reeleito presidente da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio Grande do Sul.
  • URBE.ME, primeira plataforma de crowdfunding imobiliário do Brasil, criada em Porto Alegre, foi destaque na premiação Fintech Awards Latam.
  • FRÖLICH foi eleita a melhor empresa atacadista-distribuidora do Rio Grande do Sul.