Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 12 de Abril de 2017 às 18:22

O labirinto


LCF/DIVULGAÇÃO/JC
Como está bonita a Rua da Praia nos últimos dias. Dava gosto ver a alegria dos transeuntes driblando obstáculos, teoricamente ligados à Pascoa ou ao seu símbolo maior, o coelho. Que semblantes felizes enquanto ziguezagueavam pelo labirinto. Bom também para aprender contorcionismo e o caminhar com precisão. Faz lembrar o antigo slogan dos calçados Strassburger "você sabe onde pisa".
Como está bonita a Rua da Praia nos últimos dias. Dava gosto ver a alegria dos transeuntes driblando obstáculos, teoricamente ligados à Pascoa ou ao seu símbolo maior, o coelho. Que semblantes felizes enquanto ziguezagueavam pelo labirinto. Bom também para aprender contorcionismo e o caminhar com precisão. Faz lembrar o antigo slogan dos calçados Strassburger "você sabe onde pisa".

Futuro incerto

Um bom exercício de futurismo é imaginar como será a vida pessoal e financeira dos delatores das empreiteiras envolvidas na Lava Jato. Denunciaram tanta gente de todo o País que forçosamente criaram inimigos sem conta. Quando saírem da prisão, terão bons motivos para ficar preocupados com sua segurança sem a proteção das celas.

Documento único

O Senado aprovou o projeto de lei que cria o Documento de Identificação Nacional, que reunirá dados biométricos e civis, como Registro Geral, Carteira Nacional de Habilitação, CPF e título de eleitor em um único documento. Quem primeiro levantou esta bandeira, em 1995, foi o senador gaúcho Pedro Simon (PMDB). Mas implantá-lo, hoje, custaria muito dinheiro - e operacionalidade.

Obra dos Faria

Na assinatura do contrato de financiamento entre o BRDE e a Seival Sul Mineração, no Palácio Piratini (matéria nesta edição), o governador José Ivo Sartori (PMDB) saiu-se com mais uma frase bem ao seu feitio. No final do seu pronunciamento, enfatizando o tempo perdido na geração de energia no Estado, falou: "O que se deixou de fazer, os Faria farão".

Pilatos no Credo

Alguns dos citados nesta e em outras listas provavelmente entraram no rolo como Pilatos no Credo. Receberam dinheiro dos diretórios nacionais e naturalmente não poderiam saber se tinha origem. Outrossim, soa meio esquisito dar crédito total ao delator e jogar os citados aos leões sem antes ouvi-los.

Na onda do aplicativo


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
O Procon Porto Alegre entra também na roda de aplicativos e disponibiliza o seu para efetuar denúncias incluindo imagens e vídeos 24 horas por dia. Um quiosque montado no miolo do Mercado Público informa os procedimentos necessários com ajuda de um funcionário do órgão de defesa do consumidor.
 

Por fala em aplicativos...

...chegará o dia em que os smartphones abrigarão tantos destes dispositivos que vai ser preciso mais um para lembrar quais ele tem disponíveis, em ordem alfabética ou por assunto.

Ditadura dos caminhões

A nota de ontem da página sobre o Terminal de Toras da Celulose Riograndense em Pelotas - retira 180 caminhões por dia na BR-116 - motivou leitor a lamentar que a navegação fluvial e lacustre não animem nossa bancada federal. Se o rio Jacuí fosse dragado, o porto de Estrela poderia operar a pleno. Verdade. É difícil, faltam verbas, mas também falta vontade política para escapar da ditadura estradeira que nem mesmo dá conta do recado.

Encontro de santos

A comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida em Porto Alegre será dia 23, na Festa de São Jorge, na paróquia de mesmo nome. A imagem da Padroeira do Brasil será trazida para a Capital e junto com o anfitrião será levada em procissão pelas ruas da cidade. Mas tem mais um santo na jogada: São Judas Tadeu, cuja igreja a abrigará a imagem dia 21, para depois seguir à Igreja de São Jorge.

Em extinção

Três atividades são muito afetadas pelos recentes acontecimentos. Os políticos candidatos a cargos majoritários, porque eles marcham por qualquer deslize de auxiliares diretos e até indiretos; os ordenadores de despesas dos executivos; e empresários soterrados por impostos e pela ciclópica burocracia que tomou conta deste País.

Miúdas

  • DICA para quem não declarou o Imposto de Renda - e muita gente ainda não o fez.
  • CADERNO especial encartado nesta edição do JC traz dicas e um passo a passo bem didático.
  • PELO panorama visto da ponte, é bom nem mesmo participar do amigo secreto. Pode ter presente do caixa-2.
  • PROCURA-SE produto das Lojas Americanas cujo preço não tenha o final 9.
  • TRÊS feriadões seguidos fazem a alegria do povo. Mas ano que vem todos cairão num sábado.
 

Finais

  • RUY Fernando Fajardo Kern é o novo superintendente da regional Porto Alegre da Caixa Econômica Federal.
  • RIO Grande Energia (RGE) é uma das vencedoras do 24º Prêmio Expressão de Ecologia.
  • CHAMPANHARIA Natalício do Shopping Iguatemi completa hoje um ano com show da cantora Sandra Reis.
  • CORREÇÃO: o nome do blog do jornalista Carlos Brickmann é Chumbo Gordo.