Sobre o Autor
Tania Magalh�es � diretora de Comunica��o da Paypal na Am�rica Latina - Paypal - Divulga��o - JC Foto: /PAYPAL/DIVULGA��O/JC

Tania Magalh�es

Diretora de Comunica��o Corporativa do PayPal para a Am�rica Latina

Mantenha os influenciadores digitais bem perto da sua empresa

Graças à internet e às redes sociais, eles estão (mesmo) em todos os lugares e são famosíssimos, apesar de, muitas vezes, circularem incógnitos pelas ruas. E, acredite, já se tornaram vitais para a sobrevivência de muitas empresas. São os chamados influenciadores digitais, que arregimentam milhões de seguidores, fiéis aos seus posts e às suas indicações - o que, em termos de comunicação de marca, pode, literalmente, não ter preço.
Se, antigamente, o grupo dos formadores de opinião se restringia a alguns (poucos, diga-se) atores e atrizes, cantores e cantoras, jornalistas, esportistas e homens e mulheres de mídia, agora quase qualquer um pode ditar moda. E as empresas precisam entender, o mais rápido possível, que esses blogueiros, tweeteiros, youtubers, snapchaters, vloggers, instagramers (e sabe-se lá quantos outros termos geeks contemporâneos possam existir), são peças fundamentais em seus planos de comunicação.
De acordo com recente pesquisa do eMarketer, 45% dos consumidores em todo o mundo já dependem de suas redes sociais para orientar suas decisões de compra. É aí que entra a boa gestão da comunicação corporativa.
É preciso que ela esteja preparada e orientada para o "novo" consumidor, que busca cada vez mais informações na internet e precisa encontrá-las em canais confiáveis e influentes.
Isso porque se uma escolha acertada pode significar ondas de sucesso no mercado como você nunca viu antes (e aqui estou falando, literalmente, de milhões de interações), um influenciador mal-intencionado pode causar estragos à imagem.
Para reconhecer os bons influenciadores digitais é preciso, antes de tudo, analisar seu comprometimento, acompanhar de perto suas postagens - para ter certeza de que o conteúdo tem mesmo qualidade e se eles postam com frequência (ou seja, se são dedicados e responsáveis) - e, só então, se suas postagens geram impacto positivo sobre os seguidores. Invista tempo esmiuçando os comentários dos seguidores, se costumam concordar mais ou menos com o post, se marcam outras pessoas, se compartilham os conteúdos etc.
A telinha é o canal. Segundo pesquisa TIC Domicílios, publicada em setembro do ano passado, existem no País cerca de 102 milhões de internautas. E o principal equipamento para acessar a rede é o telefone celular.
Além disso, o brasileiro já passa mais tempo navegando na internet do que consumindo outra mídia - de acordo com estudo levado a cabo pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no começo de 2016.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio