Sobre o Autor
Sandra Tanaka � s�cia-diretora da Core Group, jornalista formada pela Universidade Metodista e especialista em Search Engine Optimization (SEO) e Inbound Marketing Foto: /Core Group/DIVULGA��O/JC

Sandra Takata

S�cia-diretora da Core Group, jornalista e especialista em Search Engine Optimization (SEO) e Inbound Marketing

Como voc� atrai seus clientes?

Com tantos concorrentes no mercado, seu estabelecimento tem de contar com outros diferenciais para fidelizar os consumidores.
Estabelecimento limpo, com produtos expostos de forma correta, bom atendimento. Hoje, isso não basta mais. É uma obrigação das empresas, e não diferencial para trazer mais clientes. Digo isso porque, na última década, passamos por inúmeras transformações num piscar de olhos, principalmente por causa de avanços tecnológicos que mudaram comportamentos e, por consequência, muitos negócios.
Fico me perguntando como eu conseguia dirigir em São Paulo sem o Waze, o maior aplicativo de trânsito do mundo, para chegar onde quero. Recentemente foi anunciado no Japão que um robô, com uma plataforma de computação cognitiva, substituiu 34 funcionários de uma empresa de seguros local. E tudo isso acontecendo debaixo do nosso nariz. O que eu acho pior: muitos empresários ainda pensando que isso é coisa para 2050.
Com a chegada dos smartphones, que chamo de extensão das mãos, veio também a era da informação. Tudo na palma da mão em segundos. E você, empresário? Uma simples questão. O que você faz com os e-mails de seus clientes? Tenho feito a mesma pergunta para pequenas e grandes empresas e a resposta se repete: nada. Talvez por falta de conhecimento, tempo, falta de dinheiro, mas hoje há tecnologias capazes de capturar o perfil e comportamento de seu cliente. E você pode, por exemplo, estimular um consumidor fiel a adquirir um produto, pois está com uma promoção especial. Ou, para quem tem um e-commerce, poder mensurar quem compra mais, estabelecer pontuações para dar descontos. E tudo isso de forma automatizada e personalizada. Além disso, que tal mandar informações relevantes para o seu consumidor e fazer com que sua marca esteja sempre presente? Ou mesmo promover eventos em que todos aprendam algo? Talvez você possa avisar sobre o preço de protetores solares e enviar informações de como ter a pele bronzeada saudavelmente.
Enfim, as possibilidades são inúmeras e não estou falando de um Big Data com alto investimento, análises profundas. Um cadastro limpo, comunicação estratégica e criativa, com conteúdos interessantes podem encantar, educar e fidelizar o seu consumidor.
Abra os horizontes no modo de pensar. As ferramentas estão disponíveis, mas temos de sair da zona de conforto e partir para a ação.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( 1 )
  1. Maicon Oliveira

    Bom texto , ainda vejo muitos empres�rios com medo da inova��o.

Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio