Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

petróleo

- Publicada em 14 de Março de 2017 às 20:23

Opep reduz mais a produção em fevereiro

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu ainda mais sua produção em fevereiro, com liderança da Arábia Saudita, em meio ao avanço nos preços da commodity, que tem contribuído para o aumento da produção de óleo de xisto nos EUA.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu ainda mais sua produção em fevereiro, com liderança da Arábia Saudita, em meio ao avanço nos preços da commodity, que tem contribuído para o aumento da produção de óleo de xisto nos EUA.
Em relatório mensal, a Opep informou que sua produção diminuiu 139,5 mil barris por dia (bpd) no mês passado, a 31,96 milhões de bpd. Apenas os sauditas cortaram sua produção em 68,1 mil bpd, a 9,8 milhões de bpd, pelo critério de informações obtidas de fontes secundárias.
A Arábia Saudita, maior produtor da Opep, já reduziu sua oferta em 797 mil bpd desde outubro, para um nível bem abaixo da cota de 10,058 milhões de bpd. Desde o início do ano, a Opep e produtores de fora do grupo vêm cortando a produção, como parte de acordos para conter a oferta em cerca de 1,8 milhão de bpd. Nem todos os integrantes da Opep, contudo, têm se esforçado tanto quanto a Arábia Saudita. Em fevereiro, o Iraque cortou sua produção em 62 mil bpd, a 4,414 milhões de bpd. O resultado, porém, continua 63 mil bpd acima de sua cota. A recuperação do petróleo, que veio após os esforços da Opep e de outros grandes produtores de restringir a oferta, estimulou outros países a ampliar sua produção.

Produção da Petrobras no pré-sal cai 3% em fevereiro

A Petrobras informou que sua produção total de petróleo e gás natural, em fevereiro, foi de 2,82 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,703 milhões boed produzidos no Brasil e 113 mil boed no exterior.
A produção média de petróleo no País foi de 2,20 milhões de barris por dia (bpd), volume 1% inferior ao de janeiro. Segundo a estatal, esse resultado se deve, principalmente, à parada programada do FPSO Cidade de Paraty, localizado no campo de Lula Nordeste, no pré-sal da Bacia de Santos, e ao fim da fase de testes do Sistema de Produção Antecipada (SPA) que operou no campo de Búzios, sob regime da Cessão Onerosa. O objetivo do SPA foi coletar informações sobre o comportamento dos reservatórios desse campo.
Em fevereiro, informa a empresa, a produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 80,2 milhões de m3/d, 1% abaixo do mês anterior, principalmente em função da parada programada do FPSO Cidade de Paraty.
Em fevereiro, a produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobras (parcela própria e dos parceiros), na camada pré-sal, foi de 1,53 milhão de boed. Esse volume representa um aumento de 41% em relação à produção de fevereiro de 2016. Em comparação a janeiro deste ano, no entanto, esse volume registrou uma redução de 3%.