Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 16 de mar�o de 2017. Atualizado �s 22h40.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 17/03/2017. Alterada em 16/03 �s 20h21min

Medo do escuro

A Ford Europa anunciou uma tecnologia que permite ao veículo detectar pedestres e evitar atropelamentos, mesmo em condições de pouca luminosidade, acionando automaticamente os freios se necessário. O sistema funciona com o auxílio de uma câmera sofisticada e deve equipar os primeiros carros da marca ainda neste ano, inicialmente no mercado europeu. Como parte do desenvolvimento, a empresa promoveu uma pesquisa para saber o que os motoristas temem ao dirigir à noite. A cegueira noturna ao volante e o risco de atropelar alguém foram as preocupações mais citadas.
Logística aprimorada
Atenta às necessidades da indústria, a MAN Latin America vem investindo em novos conceitos de logística para deixar sua fábrica de caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, localizada em Resende (RJ), ainda mais eficiente. No ano passado, a companhia realizou três projetos com foco em ganho de produtividade, que geraram redução de 40% no custo do transporte interno, diminuição de 75% do inventário de peças em processo e mais liberação de 60% do espaço da borda de linha em determinadas áreas. Entre as soluções, prateleiras móveis para abastecer diariamente as linhas de produção e a utilização de veículos guiados de forma autônoma.
Sucesso internacional
A equipe de robótica Brazilian TrailBlazers, formada por jovens estudantes de Gravataí (RS), que é apoiada pelo Instituto General Motors, foi a campeã da etapa regional do First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology - Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia), realizado em Sidney, na Austrália. O time, de 10 alunos gaúchos vindos da rede pública de ensino, passou invicto pela fase de classificação dessa que é a maior competição mundial de robótica. Agora, os estudantes seguem para a final global, que acontecerá em abril, em Houston, nos Estados Unidos.
Pela nona vez seguida
A Savarauto, concessionária exclusiva dos automóveis Mercedes-Benz no Rio Grande do Sul, obteve, pela nona vez consecutiva, a Classificação Ouro do Programa Star Class. A certificação representa o enquadramento máximo às normas exigidas pela marca alemã aos seus revendedores no Brasil, com base em indicadores como satisfação de clientes e conquista de metas e atendimento.
Foco em utilitários
Líder na categoria de veículos utilitários na Europa, o Grupo PSA passará a desenvolver sua linha desses produtos na América Latina. O conglomerado lançará 16 novos modelos na região até 2021, incluindo os novos Peugeot Expert e Citroën Jumpy. O segmento é considerado muito promissor nos mercados latinos, com potencial estimado de 1 milhão de veículos por ano. A montagem no Uruguai, mais perto dos países-alvo, permitirá à PSA disponibilizar uma oferta mais competitiva aos clientes.
Parceria ampliada
A fabricante Dunlop conseguiu ampliar sua parceria com a Volkswagen do Brasil para fornecimento de pneus. Pelo novo contrato, atenderá, além do up!, também os modelos Gol City e Trend, Voyage City e Trend.
Líder na América Latina
O sucesso do Onix não ficou restrito ao Brasil em 2016. Assim como aqui, o carro da Chevrolet também foi o mais emplacado na América Latina, conforme levantamento da Focus2move, empresa global especializada em consultoria e mercado automobilístico. Foi a primeira vez em que o modelo liderou esse ranking. O estudo considerou as vendas de 18 países da América Latina, entre eles Brasil, México e Argentina. A região comercializou 5,2 milhões de automóveis no período.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia