Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 20 de mar�o de 2017. Atualizado �s 22h38.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

M�SICA

Not�cia da edi��o impressa de 21/03/2017. Alterada em 20/03 �s 17h42min

Cantora portuguesa interpreta repert�rio de Antonio Carlos Jobim em Porto Alegre

Cantora portuguesa interpreta repert�rio de Antonio Carlos Jobim em show amanh�

Cantora portuguesa interpreta repert�rio de Antonio Carlos Jobim em show amanh�


LEO AVERSA/DIVULGA��O/JC
Ricardo Gruner
O interesse da cantora portuguesa Carminho pela música brasileira não é novo, como destaca sua trajetória. Só nos últimos anos são várias as provas: lançado em 2014, o disco Canto conta com participação de músicos do País, inclui um tema de Caetano Veloso, Cesar Mendes e Tom Veloso e também um dueto com Marisa Monte. Já no documentário Chico - artista brasileiro (2015), a lusitana pode ser vista e ouvida se apresentando ao lado de Milton Nascimento. O álbum Carminho canta Tom Jobim (2016) é a continuação deste processo - e os porto-alegrenses têm a oportunidade de conferir o resultado em show amanhã.
A cantora sobe ao palco do Teatro do Bourbon Country (Túlio de Rose, 80), às 21h. Assim como na gravação, músicos que fizeram parte da Banda Nova - que tocou por uma década com Tom Jobim - a acompanham ao vivo. Até o fechamento desta edição, ainda havia ingressos para todos os setores, por valores entre
R$ 70,00 e R$ 140,00. Os tíquetes podem ser garantidos de forma antecipada na bilheteria do local ou pelo site www.ingressorapido.com.br.
Carminho começou a escutar expoentes brasileiros a partir da transmissão de novelas produzidas no País em Portugal. Entre os artistas que descobriu desta maneira, estava Tom Jobim - mas o projeto de interpretar trabalhos do ícone não partiu dela. A sugestão veio de Katia de Almeida, da gravadora Biscoito Fino, e Ana Jobim, viúva de Tom, anos atrás, quando a viram cantar em uma festa e se entusiasmaram.
Desenvolvido com calma, o disco teve apoio direto de outro Jobim, Paulo - filho do compositor. Ele passou a Carminho uma lista com cerca de 300 canções, das quais foram escolhidas 14. "Me surpreendi muito", sintetiza a cantora, revelando encantamento com uma sonoridade que parece simples. "Aprendo sempre muito cada vez que ouço ele e agora mais ainda quando canto."
Foram selecionadas faixas escritas pelo homenageado ao lado de diferentes colegas e também composições solo. Estão no repertório O que tinha de ser e O grande amor (parcerias com Vinicius de Moraes), Meditação (com Newton Mendonça) e Inútil paisagem (com Aloysio de Oliveira), entre outras. "Fui procurar os poetas e poemas que utilizassem originalmente o 'tu'", comenta a cantora, referindo-se ao fato do tratamento por "você" não ser comum no português de Portugal.
Houve ainda uma exceção curiosa ao longo da seleção do programa. Retrato em branco e preto (Tom e Chico Buarque) está no repertório, mas teve uma alteração nos pronomes - justamente para que Carminho soasse de forma mais natural. "Aí o crédito do disco ficou como eu sendo tradutora da minha própria língua", ri ela, completando: "A piada é dele (Chico, a quem ela pediu autorização para a troca), não minha".
Ao lado da intérprete, se apresentam o próprio Paulo Jobim (violão), e também Daniel Jobim (piano), neto do ícone. Completam a escalação da Banda Nova Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Paulo Braga (bateria). Além da apresentação de todos os temas que integram o álbum, o espetáculo lembra uma minoria de trabalhos de fado da cantora.
Já a versão em disco contempla uma série de outras atrações musicais. Marisa Monte volta a contribuir com o trabalho da lisboeta - desta vez no dueto em Estrada do Sol. Chico canta em Falando de amor; e Maria Bethânia, uma referência para Carminho, participa de Modinha. A atriz Fernanda Montenegro é outra convidada, recitando versos da Canção do exílio na faixa Sabiá. "A minha geração recebeu as novelas e trilhas sonoras brasileiras. Quem se interessou procurou ainda mais", comenta, a respeito da ligação com as obras produzidas em terras canarinhas. "Não necessariamente a música tradicional portuguesa, mas as bandas alternativas daqui e alguns cantautores (autores que cantam) são influenciados não só pelos poetas como Chico e Vinicius, mas por Tom, João Gilberto e pelos revolucionários da bossa nova e MPB", encerra.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia