Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Justiça Eleitoral

- Publicada em 23 de Fevereiro de 2017 às 20:42

Gravataí se prepara para eleição suplementar

Em pleno feriado de Carnaval, o município de Gravataí estava em meio a ações de campanha e carreatas políticas. Isso se deve à eleição suplementar para prefeito, que ocorrerá no dia 12 de março na cidade. 
Em pleno feriado de Carnaval, o município de Gravataí estava em meio a ações de campanha e carreatas políticas. Isso se deve à eleição suplementar para prefeito, que ocorrerá no dia 12 de março na cidade. 
No pleito de outubro passado, o vencedor foi o ex-prefeito Daniel Bordignon (PDT), que teve a candidatura indeferida em novembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o lugar de Bordignon no novo pleito concorrerá sua esposa, a vereadora eleita Rosane Bordignon (PDT). Ela diz que conta com o apoio da população, que votou no seu marido mesmo com a chapa sub judice, e que ela representa uma possibilidade de dar início ao projeto que a chapa antiga de Bordignon propunha. "Há um sentimento de injustiça na cidade, a voz dos eleitores não foi ouvida", afirma.
Essa não é a primeira vez que Bordignon teve a candidatura indeferida. Em 2008, quando candidato pelo PT, ele foi impedido de concorrer cinco dias antes das eleições, e a chapa foi assumida pela candidata a vice-prefeita Rita Sanco (PT), que teve o mandato cassado em 2011 pela Câmara Municipal, junto com o do vice Cristiano Kingeski (PT). À época, o vereador Acimar Silva (PMDB) assumiu a administração da cidade após eleição indireta. Em 2012, Bordignon concorreu de novo, e novamente teve a candidatura negada, mas não houve uma nova eleição, pois o vencedor foi o então deputado estadual Marco Alba (PMDB).
Alba, que buscava a reeleição e ficou em segundo lugar no pleito de outubro, critica o fato de haver uma eleição suplementar. "Uma cidade da envergadura de Gravataí passar por uma situação dessa é uma coisa embaraçosa." Anabel Lorenzi (PSB), que também foi candidata em 2012 e 2016, diz interpretar a eleição suplementar como uma nova chance para reorganizar a política gravataiense. "O eleitorado está mais consciente, e as pessoas querem uma nova oportunidade."
O candidato do PT, Valter Amaral, defende que tem a missão de reconstruir o partido no município após a saída de Bordignon e seus correligionários, que deixaram a sigla em março passado. A ex-prefeita Rita Sanco é uma das coordenadoras da campanha de Amaral, que assume uma postura de oposição e crítica ao governador José Ivo Sartori (PMDB). "Os candidatos do PMDB, PSB e PDT integram a base de um governo que está destruindo o Estado, e é importante que se eleja um prefeito contrário a isso, para poder fiscalizar e criticar essas ações."
Contudo, Rosane defende a saída do PDT do governo Sartori, afirmando que "não devia nem ter entrado", e diz que houve um convite para que o PT integrasse a chapa e indicasse um candidato a vice-prefeito, mas não houve acerto.
Com a proximidade da eleição, políticos de projeção estadual e nacional estão participando das atividades de campanha no município. Na quarta-feira passada, o evento do lançamento da candidatura de Rosane teve a presença do ex-ministro e possível candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). No dia seguinte, o deputado estadual Pedro Ruas (PSOL) esteve em atividade de campanha para Rafael Linck, escolhido do partido para o pleito. Também concorre Sadao Makino (PSTU), que tem como foco de campanha o incentivo de uma greve geral de trabalhadores contra o presidente Michel Temer (PMDB).
Além de Gravataí, os municípios de Arvorezinha, Butiá, Salto do Jacuí, São Vendelino e São Vicente do Sul também terão eleições suplementares no dia 12 de março. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) já enviou as convocações por correio para os mesários que trabalharão na votação.

Candidatos à prefeitura de Gravataí - Eleição Suplementar

  • Anabel Lorenzi (PSB)/Vice Dilamar Soares (PSD): chapa PSB, PSD, PCdoB, PSDC, PPL, PRTB, PHS, PSC, PTdoB
  • Marco Alba (PMDB)/Vice Áureo Tedesco (PSDB): chapa PMDB, PSDB, PTB, PMN, Rede, Pros, PRB, PP, DEM, PR, PV, PTC, PEN e PTN
  • Rafael Link (PSOL)/ vice Ruan Martins (PSOL): concorre em chapa pura
  • Rosane Bordignon (PDT)/Vice Alex Peixe (PDT): chapa PDT/SD
  • Sadao Makino (PSTU)/vice Ivan Misiuk (PSTU): concorre em chapa pura
  • Valter Amaral (PT)/vice Beatriz Prestes (PT): concorre em chapa pura