Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Câmara dos Deputados

- Publicada em 18 de Janeiro de 2017 às 18:32

Maia tem encontro com PSD para discutir apoio

Para Rodrigo Maia, é importante consolidar os votos da bancada

Para Rodrigo Maia, é importante consolidar os votos da bancada


ABR/JC
Rodrigo Maia (DEM-RJ) candidato à reeleição à presidência da Câmara dos Deputados, vai se reunir com parlamentares do PSD para discutir a adesão à sua campanha. A tendência é que o partido feche apoio a Maia.
Rodrigo Maia (DEM-RJ) candidato à reeleição à presidência da Câmara dos Deputados, vai se reunir com parlamentares do PSD para discutir a adesão à sua campanha. A tendência é que o partido feche apoio a Maia.
O novo líder do PSD na Câmara em 2017, deputado Marcos Montes (MG), promoverá o encontro para que Maia converse diretamente com a bancada sobre o espaço que oferecerá ao partido na Mesa Diretora e as possíveis relatorias que serão destinadas aos deputados do PSD. "Não quero que ele fale só para mim, quero que ele diga para toda a bancada", disse Montes.
O parlamentar já conversou com Maia por telefone, mas não revelou qual espaço foi oferecido ao PSD. O partido pleiteia o comando da terceira ou da quarta Secretaria da Câmara. Montes espera anunciar a posição do partido entre terça e quarta-feira da semana que vem. Até o momento, não houve contato com o outro candidato do Centrão, o líder do PTB, Jovair Arantes (GO).
Oficialmente, a liderança da sigla será exercida até o final do mês por Rogério Rosso (DF), mas Montes obteve o aval da cúpula do partido para conduzir as negociações relacionadas à eleição da Mesa Diretora da Câmara. Nesta semana, Rosso - que também postula o cargo - enviou uma mensagem aos colegas de bancada liberando-os a aderir a outro candidato.
Rosso está sendo incentivado por deputados do chamado "Centrão" para manter sua candidatura, mesmo com os sinais de abandono do PSD. Na avaliação do Centrão, a permanência de Rosso na disputa garante a realização de um segundo turno no dia 2 de fevereiro, data da eleição da Mesa Diretora.
Mesmo isolado, Rosso mantém sua campanha e diz que seu foco não é o apoio formal dos partidos, mas a busca dos votos individuais, realizadas nos últimos dias. Ele admite que não sustentará uma candidatura avulsa, sem o aval do PSD, e que sabe "até onde pode ir" na busca por sua viabilização como candidato à presidência da Câmara.
 

PCdoB decidiu ontem apoiar a reeleição do presidente da Casa

A bancada do PCdoB decidiu apoiar a candidatura à reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. O martelo foi batido após reunião nesta quarta-feira, em São Paulo.
Segundo integrantes da legenda, houve divergência entre os 12 deputados que representam a sigla na Casa, mas o apoio a Maia convenceu a maioria. "Nós vamos fechar com o Rodrigo Maia. Achamos que a formação da Mesa da Câmara não é uma disputa partidária. Entendemos que ele tem feito uma administração correta e que vai respeitar a proporcionalidade", afirmou o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE).
A maioria dos integrantes da legenda já havia apoiado a eleição de Maia, em julho do ano passado, para o mandato tampão de seis meses, após a renúncia do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB).
A sinalização de que a sigla irá novamente com o deputado cria embaraço para parte de seus integrantes. O PCdoB foi um dos partidos mais críticos ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Seus líderes tratam o afastamento da petista como um "golpe". Maia, por sua vez, foi linha de frente da articulação da cassação de Dilma e é aliado de Temer e do PMDB.
"O que queremos é uma gestão administrativa correta da Câmara. Sabemos que ele é ligado ao presidente da República, mas achamos que ele teve um comportamento de um bom dirigente da Casa. Votamos nele sem a esperança de que vai fazer pauta comunista, ou de esquerda. Mas esperando que ele continue agindo como vem fazendo, respeitando a proporcionalidade, colocando a Câmara dos Deputados num patamar mais elevado", finalizou Chico.