Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 15 de Janeiro de 2017 às 19:36

Fórum Social debate temática da resistência

Debates deste ano abordam resistência a diferentes cenários de crise

Debates deste ano abordam resistência a diferentes cenários de crise


GILMAR LUÍS/ARQUIVO/JC
Bruna Suptitz
Integrante do calendário do Fórum Social Mundial, inicia-se amanhã em Porto Alegre o Fórum Social das Resistências, que segue com atividades até o próximo domingo. O evento acontece no mesmo período do Fórum Econômico Mundial, realizado anualmente em Davos, na Suíça.
Integrante do calendário do Fórum Social Mundial, inicia-se amanhã em Porto Alegre o Fórum Social das Resistências, que segue com atividades até o próximo domingo. O evento acontece no mesmo período do Fórum Econômico Mundial, realizado anualmente em Davos, na Suíça.
Neste ano, será realizada a primeira edição temática das resistências sociais, tendo como pauta o enfrentamento a problemas a crise econômica mundial, a questão dos refugiados na Europa e a frustração de grupos ambientais como resultado da Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP-22).
"O debate da conjuntura indicou que agenda do momento é das resistências. Estamos vivendo um momento muito crucial dentro desse contexto", explica Mauri Cruz, diretor da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), da rede de organizadores do fórum, que reúne movimentos de esquerda.
Além da construção de um novo tema, outra deliberação tomada para esta edição foi de abrir mão dos recursos públicos que financiam o evento. Com isso, os organizadores contam com contribuições para um "fundo solidário" e as atividades serão realizadas em auditórios de sindicatos e de órgãos públicos.
Também não será montado o Acampamento da Juventude, que contava com apoio da prefeitura de Porto Alegre. "Neste ano, as ocupações urbanas se ofereceram para receber os participantes", informou Cruz. São elas Casa Rosa, Saraí e Assentamento 20 de Novembro.
Amanhã acontece a tradicional marcha de abertura, com concentração no Largo Glênio Peres, às 17h, e caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares. Nos dias seguintes, seminários e oficinas receberão nomes como os economistas Gustave Massiah (Egito) e Paul Singer, os sociólogos Marisa Glave (Peru) e Edgardo Lander (Venezuela), além do ex-governador Olívio Dutra (PT) e da professora uruguaia Lilian Celiberti, conhecida por ter sido sequestrada em Porto Alegre, em 1978, em uma ação da Operação Condor.
A inscrição para as atividades do Fórum Social das Resistências pode ser feita pelo site www.forumsocialportoalegre.org.br ou presencialmente, durante o evento, em frente ao Auditório Araújo Vianna, no Parque da Redenção. Dos R$ 20,00 pagos na inscrição, R$ 6,00 serão revertidos em moeda social, para serem usados na Feira de Economia Solidária e em restaurantes credenciados.
Desde 2001, o evento já passou por Porto Alegre, Mumbai (Índia), Nairóbi (Quênia), Belém do Pará, Dakar (Senegal), Túnis (Tunísia) e Montreal (Canadá), além de ter tido uma edição policêntrica em 2006, em Bamako (Mali), Caracas (Venezuela) e Karachi (Paquistão). As edições descentralizadas (temáticas) são realizadas em eventos ao redor do planeta desde 2008 nos anos pares, sendo esta a primeira edição em ano ímpar.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO