Sobre o Autor
Henrique Girardi - Diretor da Girardi Escola de Neg�cios - divulga��o Girardi Escola de Neg�cios Foto: Girardi Escola de Neg�cios/DIVULGA��O/JC

Henrique Girardi

Diretor da Girardi Escola de Neg�cios

O malabarismo entre mudan�as e continuidade

Adaptação e implementação de melhorias são iniciativas fundamentais no funcionamento das organizações. Esta missão de manter a organização em pleno funcionamento é de responsabilidade dos executivos. Para tornar isso possível, mudanças são necessárias. As empresas precisam, muitas vezes, mudar de direção, criar novos hábitos e se reinventar.
Este processo para alcançar o resultado desejado requer uma gestão com uma série de cuidados e providências. Afinal de contas, quando o tema é comportamento, qualquer alteração é difícil. Pode haver resistências, mesmo em casos de oportunidades evidentes de melhorias, pois este processo envolve questões emocionais e inconscientes. No livro O poder do hábito, o autor Charles Duhigg apresenta como os hábitos funcionam e podem ser criados. O loop do hábito é o mecanismo fundamental de ser compreendido, pois envolve estímulo, hábito e recompensa. Estes fatores, quando alinhados produzem resultados surpreendentes. O mesmo ocorre na gestão de mudanças em organizações.
Na natureza dinâmica das empresas, os gerentes precisam achar tempo para se afastar da rotina e pensar estrategicamente. Contudo, em muitas empresas, momentos de reflexão são, muitas vezes, exceção. Para iniciar processos de mudanças, as organizações precisam criar e estimular isso. Com a apresentação e exposição de fatos e o debate de ideias, mudanças e oportunidades de melhorias ficam nítidas. Porém, alguns cuidados são importantes. Muitas empresas prestadoras de serviços, entre elas, agências de propaganda, empresas de consultoria e assessoria, trabalham, continuamente, promovendo mudanças. Muitas vezes, apenas uma estratégia comercial, sem compromisso com os resultados ao cliente.
Contudo, necessidade de mudanças não pode ser confundida com exagero. O excesso cria ambiente de angústia e confusão. O gerente deve administrar tanto mudanças quanto continuidade. Algumas iniciativas e projetos precisam de um período mais longo para apresentar os resultados desejados. Em ambos os cenários, o gerente deve ter domínio de indicadores envolvidos e contar com o máximo possível de colaboração de seus colegas a fim de minimizar decisões equivocadas de persistir ou de realizar ajustes em suas iniciativas.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio