Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 18 de Janeiro de 2017 às 22:14

O gelo

O inverno tem sido rigoroso no Hemisfério Norte, contrastando com o calor reinante no Sul

O inverno tem sido rigoroso no Hemisfério Norte, contrastando com o calor reinante no Sul


BRENDAN SMIALOWSKI/AFP/JC
O inverno tem sido especialmente rigoroso no Hemisfério Norte, contrastando com o calor reinante no Sul. Os espaços públicos, como o de Washington, DC, estão às moscas. Só alguns poucos corajosos se aventuram para fazer algum exercício ou simplesmente para caminhar. Agora, vamos combinar uma coisa: é bonito de se ver - ao lado de uma lareira.
O inverno tem sido especialmente rigoroso no Hemisfério Norte, contrastando com o calor reinante no Sul. Os espaços públicos, como o de Washington, DC, estão às moscas. Só alguns poucos corajosos se aventuram para fazer algum exercício ou simplesmente para caminhar. Agora, vamos combinar uma coisa: é bonito de se ver - ao lado de uma lareira.

Coisas que irritam

Por que cargas d'água os ciclistas confundem a calçada da avenida João Pessoa com pista de corrida? Não passa um minuto sem que um ou até um grupo de esbaforidos venham a toda, inclusive dobrando nas esquinas sem ter visão dos pedestres que vêm. Um dia ainda vai acontecer um atropelamento sério. Pior é que não tem para quem se queixar.

Fala o leitor

A propósito da foto de ontem sobre esgoto em uma praia, o leitor Milton Telesca Barbosa informa que o esgoto de Capão da Canoa é tratado - a página não citou o nome da cidade - e que a ausência de areia preta é sinal de que não há contaminação.

Candidatos em profusão

Todos os grandes partidos já somam vários pré-candidatos para a sucessão do governador José Ivo Sartori (PMDB), em 2018. Como a situação das burras estaduais está periclitante, dramática e irresolvível até no longo prazo, era de se crer que poucos teriam vontade de sentar na cadeira número um do Palácio Piratini. Mas não, muita gente quer essa duvidosa - pelos motivos expostos - honra.

Mantra

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busatto (PTB), segue o mantra dos novos gestores municipais: vai cortar 10 das 33 estruturas do primeiro escalão. As mudanças estão em curso, relatou ontem, em visita ao Jornal do Comércio.

Atraso

Ex-prefeito de Roca Sales Nélio José Vuaden (PSDB) e seu vice, Eloí Machado dos Santos (PP), evidentemente deixaram os cargos ao fim do mandato, assim como secretários e CCs. Mas, até hoje, não receberam os vencimentos de dezembro.

Bloqueio de garagem

Desde segunda-feira, dois caminhões de mudanças estão bloqueando a garagem da casa número 111 da rua Simon Bolivar, na Vila Conceição, em Porto Alegre. Não dá para imaginar o motivo, a não ser que seja desrespeito continuado.

Homenagem a Coronel

Um dos sócios da agência Matriz, o escritor e poeta Luiz Coronel é o brasileiro homenageado do ano pela Residência de Los Estudiantes de Madri, na Espanha. Coronel vai apresentar um estudo sobre os poetas brasileiros contemporâneos e terá um recital de um caderno de poemas seus traduzidos por mestres da Universidade de Salamanca.

Caráter restrito

O Rio Grande do Sul passa a contar com um núcleo federal de inteligência a partir do mês de fevereiro. A ação faz parte do conjunto de iniciativas do Plano Nacional de Segurança Pública. Por uma questão de estratégia operacional, a maioria das atividades será de caráter restrito, para não dar o serviço para os criminosos.

A obra do século

Em duração. A obra da passagem de nível da avenida Ceará, em Porto Alegre, continua se arrastando. Lá se vão mais de quatro anos, e nada está a indicar que os trabalhos serão acelerados nestes meses de menor movimento.

O Livro dos Cadês

Se existe o Livro dos Porquês, a página cria o Livro dos Cadês. Primeiros dois capítulos: Cadê a lei que mandava os cinemas só exibirem propaganda antes do horário marcado para o início do filme? Ontem, no Moinhos, foram exatos 10 exaustivos minutos de propagandas e trailers. Cadê a lei que proíbe estacionar em fila dupla ou com distância inferior a dois metros da esquina?

Miúdas

  • DENATRAN informa que a mensagem sobre "anuidade para portadores da CNH agora é lei", que circula em redes sociais e aplicativos, é falsa.
  • EM comparação com temporadas anteriores, a freeway registra menos carros nos fins de semana. Para este, a estimativa é de 95 mil.
  • ÚNICO movimento que aumenta na autoestrada é dos falsos malandros costureiros de faixa alheia.
  • QUANTO Obama vai cobrar para dar palestras mundo afora não se sabe, mas terá agenda cheia nos próximos anos.

Finais

  • LITORAL gaúcho ganha sua primeira cevicheria, o Chola Guapa, no complexo Las Ramblas de Atlântida, do peruano Horacio Icochea Villacorta e do chef brasileiro Pedro Mattos.
  • PREFEITO Daniel Guerra (PRB) abre, dia 25, o calendário das reuniões-almoço da CIC Caxias do Sul.