Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

- Publicada em 05 de Janeiro de 2017 às 16:28

Volvo lança o XC90 a diesel

Um sistema de injeção de ar comprimido alimenta as turbinas e fornece impulso extra

Um sistema de injeção de ar comprimido alimenta as turbinas e fornece impulso extra


fotos VOLVO CARS/DIVULGAÇÃO/JC
Batizado de D5 Drive-E, o propulsor é um 2.0 litros de quatro cilindros que rende potência máxima de 235 cv e 480 Nm de torque máximo entre 1.750 rpm e 2.250 rpm. Com isso, o XC90 sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 7,8 segundos e alcança velocidade máxima de 230 km/h.
Batizado de D5 Drive-E, o propulsor é um 2.0 litros de quatro cilindros que rende potência máxima de 235 cv e 480 Nm de torque máximo entre 1.750 rpm e 2.250 rpm. Com isso, o XC90 sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 7,8 segundos e alcança velocidade máxima de 230 km/h.
Buscando eliminar o atraso na resposta do motor ao pisar no acelerador, conhecido como "turbo lag", a Volvo desenvolveu a tecnologia PowerPulse. O sistema funciona por meio de um pequeno compressor elétrico que, ao receber ar refrigerado do filtro de ar, o comprime e o armazena.
Quando o acelerador é pressionado com o veículo parado ou com o propulsor abaixo dos 2.000 giros, na primeira ou segunda marchas, o ar pressurizado é liberado para o coletor de escape, alimentando o turbo compressor. Esse impulso cria uma reação instantânea do motor. O ar armazenado é substituído automaticamente, fazendo com que o PowerPulse esteja sempre apto a dar um "empurrão" extra ao XC90, sem comprometer a eficiência do propulsor.
Complementando o conjunto motriz do utilitário-esportivo de luxo da marca sueca, a transmissão automática de oito marchas Geartronic é sinônimo de suavidade e precisão. E a tração AWD distribui o torque para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso.
Sofisticado e espaçoso, o interior do veículo abriga sete assentos individuais, que conferem muito conforto aos ocupantes. Os bancos dianteiros oferecem regulagens elétricas de posição, de ajuste lombar e de apoio das pernas, aquecimento e memória - a terceira fileira de bancos individuais é de série.
O Volvo XC90 D5 está disponível no mercado brasileiro em duas configurações. A Momentum vem com recursos como assistente de estacionamento, monitoramento de pressão dos pneus, faróis 100% LED com nivelamento automático e funções antiofuscante e autodirecionais, entre outras.
A versão Inscription traz o chassi Four-C, com o sistema de suspensão por bolsas de ar. Isso habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.
Há quatro modos de condução: Comfort, Eco, Dynamic e Off Road, ativados por um seletor no console central. Cada um deles faz regulagens específicas no motor, transmissão, direção, consumo de combustível e até mesmo no layout do painel.
A preocupação da Volvo com a segurança atinge o máximo no XC90. O SUV incorpora, de série, alertas de mudança de faixa e de sonolência do motorista, por exemplo. Além disso, é o primeiro automóvel no mundo capaz de acionar automaticamente os freios caso o motorista tente cruzar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. O XC90 detecta o choque iminente e freia, tentando evitar a colisão ou reduzir as consequências do acidente.
Expoente da marca nesse campo da segurança, o Pilot Assist de segunda geração é uma tecnologia de direção semiautônoma, na qual sensores e câmeras monitoram as faixas das vias, e um sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em velocidades de até 130 km/h. A geração anterior era limitada a 50 km/h, o que significa que a atual consegue intervir não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também em rodovias.
O Pilot Assist pode ser ligado a qualquer momento pelo motorista, e sua plena efetividade depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. O condutor deve estar sempre no comando do automóvel, com as mãos ao volante, para manter o sistema funcionando.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO