Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

homem na cozinha

- Publicada em 13 de Dezembro de 2016 às 14:45

Salada de grãos com frutas

homem na cozinha - abertura

homem na cozinha - abertura


BADEBEC /DIVULGAÇÃO/JC
Por chef Lourdes Bottura, do restaurante Badebec
Por chef Lourdes Bottura, do restaurante Badebec
Ingredientes:
  • 150g de trigo sem pele
  • 100g de castanha de caju
  • 3 unidades de abobrinha italiana
  • 1 colher (chá) de alho picado
  • 50 ml de azeite
  • 1 maço de rúcula (mini)
  • sal e pimenta
  • pitanga, ameixa, cereja, figo ou pêssego
Modo de preparar:
1 Cozinhar o grão por aproximadamente 30 minutos. Escorrer, resfriar e reservar em um bowl.
2 Cortar castanhas em metades e levar ao forno por aproximadamente 10 minutos, ou até dourar. Reservar.
3 Cortar abobrinhas em cubos. Reservar.
4 Aquecer azeite em uma frigideira, dourar alho e refogar abobrinhas. Misturar aos grãos, temperar com sal e pimenta, acrescentar castanhas, folhinhas de rúcula e corrigir o sal.
5 Na hora de servir, decorar com as frutas escolhidas.

via e-mail

via e-mail - nota 1

via e-mail - nota 1


PRAWER/DIVULGAÇÃO/JC
  • Para adoçar o final do amargo ano de 2016: lançamentos de Natal da Prawer (foto). Além do clássico panetone de chocolate, bombons de marzipan com pedaços de cranberries, de amêndoas e mel com chocolate branco e ao leite, de chocolate diet com doce de leite diet. Também figuras de Natal moldadas com chocolate estão no elenco.
  • Chef Juliana Correa apresenta, nesta sexta-feira, seu cardápio para o verão. O novo menu estreará em evento para convidados, na Vanilla Boutique.
  • Mais um restaurante tradicional que desaparece: Casa de Portugal, na av. João Pessoa - ao lado, já existiu o Touring, lembram? O clube, há anos, voltou-se apenas a sua sede campestre, dizem que o restaurante pode reabrir em outro endereço, mantendo o nome.
  • Para compensar, nesta sexta-feira surge outro português, agora no Moinhos de Vento. É o Armazém do Bacalhau, na rua Eudoro Berlink, 157, próximo à Coronel Bordini. Chef Rogério Priori criou sugestões como a da foto para o menu. O restaurante pode acolher 70 pessoas. De terças-feiras a sábados, a partir de 19h; aos domingos, almoço. Reservas: (51) 3276-5503.
  • Nas lojas Lindóia, Menino Deus e Ipanema, a Pizza Hut irá render-se ao rodízio. Somente às quintas-feiras, das 19h às 22h30min, as pizzas mais pedidas serão servidas à vontade, por R$ 43,90. Crianças de até 11 anos, R$ 18,00.
  • Era só o que faltava: a distribuidora Frumar informa que a produção de camarão do Nordeste caiu em 75%. Como a região é responsável por 95% do consumo brasileiro, é lógico que o preço do pouco camarão restante suba às alturas. Na foto, camarões, arroz branco e pirão - um dos pratos prediletos de meu filho Pedro. Pelo visto, conseguirei executar só de vez em quando.

Três perguntas para Luciano Horn

três perguntas para

três perguntas para


PRAWER/DIVULGAÇÃO/JC
Mestre cervejeiro da Ambev, onde trabalha há 13 anos, ele estudou Engenharia de Bebidas por quatro anos e meio na Alemanha. É de sua autoria uma interessante lista com sete mitos e verdades sobre cervejas, que será enviada a quem solicitar ao e-mail do colunista. Abaixo, veja suas respostas à nossa abordagem sobre o tema.
1- As melhores cervejas são feitas de puro malte?
Nenhuma cerveja é melhor ou pior que outra, elas simplesmente são diferentes, com características diversas para atenderem aos mais variados paladares e ocasiões. É um mito nascido da Lei de Pureza alemã, decretada pelo duque Guilherme IV da Baviera na Idade Média por meras razões fiscais, que obrigavam à utilização de lúpulo. Hoje, há consenso: a qualidade da bebida não depende do uso do puro malte. Há cervejas excelentes que seguem a escola alemã, assim como a norte-americana, a belga ou outras.
2- E quanto às centenas de cervejas artesanais que têm surgido no mercado brasileiro?
O movimento de diversificação só vem a contribuir para a categoria. O universo de aromas e sabores é muito rico, possibilita usar e combinar os mais diferentes ingredientes, permitindo aos mestres cervejeiros a criação de sabores diversos. A cada dia mais pessoas se entusiasmam por este universo, o que aumenta o número de apreciadores.
3- Servir cerveja estupidamente gelada é mesmo uma estupidez?
É um hábito típico de países tropicais, onde as pessoas querem se refrescar. Não seria prudente afirmar que tal hábito é uma estupidez, a cerveja é muito democrática, e não há regras rígidas para o modo de consumi-la. Mas temperaturas muito altas ou muito baixas inibem a sensibilidade das papilas gustativas. Em uma degustação técnica, a temperatura ideal da cerveja estaria entre 4°C e 6°C, para bem avaliar aromas e sabores que a integram, assim como os chamados off flavors - os indesejados. Na praia, eu mesmo adoro uma cerveja estupidamente gelada.