Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Logística

- Publicada em 02 de Dezembro de 2016 às 18:21

Frete para lojas on-line pode ficar mais caro

O serviço e-Sedex, modalidade de envio rápido oferecido pelos Correios com preço reduzido para lojas virtuais, será extinto no dia 1 de janeiro.
O serviço e-Sedex, modalidade de envio rápido oferecido pelos Correios com preço reduzido para lojas virtuais, será extinto no dia 1 de janeiro.
Esse sistema é usado principalmente para a remessa de produtos de pequenas e médias empresas, afirma Pedro Guasti, presidente da consultoria Ebit, especializada em varejo eletrônico.
"É uma notícia muito ruim, principalmente em um momento de economia desaquecida. Isso vai bater no bolso do consumidor."
Mauricio Salvador, presidente da ABComm (associação brasileira de comércio eletrônico), diz que as alternativas para as empresas após o fim da modalidade serão enviar os produtos pelo Sedex comum (que é mais caro) ou pelo serviço PAC (de entregas regulares, que é mais demorado).
Chamoun Hanna Joukeh, presidente da Abrapost Nacional (associação que reúne franqueados que operam as agências dos Correios), explica que as entregas via e-Sedex representam, em média, 30% do faturamento das mil unidades da rede espalhadas por todo o País.
Joukeh afirma que a diferença de preços entre o e-Sedex e o Sedex comum fica, em geral, entre 20% e 30%. Ele diz acreditar que a diferença pode incentivar a concorrência.
De fato, as empresas apostam em crescimento após a mudança. A Mandaê, startup de entregas, por exemplo, já vem anunciando seus serviços no Google para quem busca pelo termo "e-Sedex".
A Mandaê recolhe as encomendas das pequenas empresas e negocia os fretes em conjunto com as transportadoras.
João Paulo Camargo, fundador da Eu Entrego, espécie de "Uber das encomendas", com 4.000 entregadores cadastrados, afirma que deve aumentar sua rede como resposta ao fim da modalidade dos Correios.
Por e-mail, os Correios disseram que oferecem soluções que atendem às necessidades de entrega dos produtos vendidos via web, como ferramentas tecnológicas para integração de sistemas, preparação e gestão das postagens.
A empresa afirma ainda que o principal serviço utilizado pelo e-commerce é o PAC, por seu preço mais acessível e sua cobertura mais abrangente.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO