Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 15 de Dezembro de 2016 às 13:56

Exame de Suficiência está com as inscrições abertas

No dia 26 de março, os bacharéis em Ciências Contábeis encaram mais uma vez o Exame de Suficiência, um dos requisitos para a obtenção do registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade. As inscrições para a próxima prova foram abertas esta semana e podem ser feitas até o dia 19 de janeiro através dos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) ou do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
No dia 26 de março, os bacharéis em Ciências Contábeis encaram mais uma vez o Exame de Suficiência, um dos requisitos para a obtenção do registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade. As inscrições para a próxima prova foram abertas esta semana e podem ser feitas até o dia 19 de janeiro através dos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) ou do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
A expectativa é que em torno de 50 mil pessoas participem da prova. O vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio Almeida, adverte que não é recomendado deixar para fazer a inscrição e se preparar na última hora.
Almeida indica que os estudantes façam a prova antes mesmo da finalização do curso e estudem os conteúdos de forma interdisciplinar. "Os conhecimentos interdisciplinares, de fundamental importância para o aluno estar no mercado, como os conteúdos de direito, de matemática, estatística e controladoria, de forma interligada, também estão muito presentes. Esses conteúdos são cobrados de forma conceitual e procedimental, com perguntas relacionadas ao que é determinado conceito e como executá-lo", ressalta.
JC Contabilidade - Qual a importância da realização deste exame para a valorização da categoria?
Marco Aurélio Almeida - Com adoção do exame colocamos no mercado profissionais aptos e mais bem preparados para o exercício da profissão.
Contabilidade - Você indica que os estudantes de Ciências Contábeis façam a prova antes mesmo da formatura?
Almeida - Sim, indico que os estudantes de Ciências Contábeis façam a prova antes mesmo da formatura. Primeiramente, porque estão com as disciplinas mais presentes. Depois porque se não passarem será para eles um teste, inclusive para medir como estão seus níveis de conhecimento.
Contabilidade - O índice de aprovação vem apresentando aumento nos últimos anos?
Almeida - Os índices de aprovação vêm oscilando bastante ao longo dos anos comparando os segundos exames de cada ano. O melhor índice foi o obtido no segundo semestre de 2011, com 58,29% decrescendo para 14,68% no segundo semestre de 2015. Não poderíamos deixar de mencionar o baixíssimo nível de aprovação no segundo semestre de 2016 - 21,73%. Já nos exames dos primeiros semestre tivemos o maior índice 54,48% em 2015 e o menor em 2011, com 30,86% de aprovações. Curioso é que se compararmos os anos de 2016 e 2015, tivemos melhores aprovações nos primeiros semestres do que nos segundos. Ou seja, no primeiro semestre de 2015 contamos com 54,48% de aprovados e 41,86% em 2016, ocorrendo aí um decréscimo de 12,62 pontos percentuais.
Contabilidade - Que assuntos vêm sendo os mais explorados nos últimos anos? Quais você indica que os participantes do exame tenham atenção?
Almeida - Os conteúdos mais explorados são os de contabilidade ligados às Normas Brasileiras de Contabilidade emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. Todas as NBC TG ligadas aos procedimentos contábeis são bastante citadas, tanto da área privada quanto às aplicadas ao setor público. Os conhecimentos interdisciplinares, de fundamental importância para o aluno estar no mercado, como os conteúdos de direito, de matemática, estatística e controladoria, de forma interligada, também estão muito presentes. Esses conteúdos são cobrados de forma conceitual e procedimental, com perguntas relacionadas a o que é determinado conceito e como executá-lo. Todos os conteúdos, mesmo que não sejam os de contabilidade geral, são interligados de forma interdisciplinar. Assim, sugiro sempre que os alunos se dediquem a estudar conteúdos interdisciplinares, por exemplo, direito tributário e sua aplicação na contabilidade, direito do trabalho e sua aplicação na contabilidade, matemática aplicada aos conhecimentos contábeis.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO