Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 07 de Novembro de 2016 às 16:52

Não vi nenhum deputado que tenha manifestado intenção de sair do PT, diz Falcão

Agência Estado
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, negou nesta segunda-feira (7) que haja temor de uma debandada de parlamentares da legenda em função da crise que o partido passa após os desdobramentos da Operação Lava Jato, o impeachment de Dilma Rousseff e os resultado fracos da eleição municipal.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, negou nesta segunda-feira (7) que haja temor de uma debandada de parlamentares da legenda em função da crise que o partido passa após os desdobramentos da Operação Lava Jato, o impeachment de Dilma Rousseff e os resultado fracos da eleição municipal.
Após um encontro que reuniu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 48 deputados federais, a senadora Regina Sousa (PI) e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, em um hotel na capital paulista, Rui Falcão reforçou que Lula usou a reunião para valorizar a trajetória do partido e destacar o papel dos parlamentares na construção da legenda. "Não vi nenhum deputado que tenha manifestado intenção de sair do PT", disse.
Perguntado se foi debatida a possibilidade de debandada durante a reunião, Falcão disse que a pauta do encontro com Lula foi discutir a ampliação do PT na esquerda, a valorização de aproximação com movimentos sociais e a oposição ao governo do presidente Michel Temer (PMDB).
O presidente da PT afirmou ainda que há possibilidade de a reunião em Brasília deliberar por um sistema de eleição misto para a diretoria da legenda a partir do ano que vem.
A reunião, marcada para esta quinta e sexta-feira, deve escolher o método de eleição da nova diretoria. "Vou sugerir que a gente faça eleição dos diretórios municipais, que é sempre direta, e elejam delegados (nos municípios). E a partir daí chega a um congresso e se tiver consenso elege a direção", disse Falcão. "Caso contrário, o congresso aprova um documento político, um programa, e elege a direção em seguida, fora do congresso, se a maioria achar conveniente", afirmou.
Diferentes alas petistas defendem formas diferentes de escolha da nova direção do partido. De um lado, há a proposta de eleger por meio do Processo de Eleição Direta (PED), com voto dos filiados. Outro campo exige que o 6º Congresso do PT seja feito ainda este ano e tenha o poder de eleger os novos dirigentes.
Falcão reforçou que a reunião desta semana não vai apresentar nomes para presidir o partido, mas vai resolver o método de escolha da nova direção. "A reunião do diretório não vai discutir nomes, não tem nem o processo ainda, vai fazer um documento político que vai tratar da situação mundial, do Brasil, e que propostas o PT apresenta ao País e qual balanço nós fazemos da trajetória e se vai ser feita mudança organizacional ou não", afirmou.
O presidente do PT reforçou, em entrevista a jornalistas, que a reunião promovida por Lula nesta segunda-feira foi "a mais ampla, representativa e proveitosa" da bancada petista com o ex-presidente.
Lula aproveitou o encontro de hoje para convidar os parlamentares para o ato em sua defesa, que vai ser lançado na Casa de Portugal, em São Paulo, na quinta-feira (10) às 18h30min.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO