O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse que conversou com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e que o parabenizou pela vitória contra a democrata Hillary Clinton.
Peña Nieto disse que concordou em se encontrar com Trump para discutir a relação entre EUA e México. Sobre a conversa, o presidente mexicano afirmou que foi "uma cordial, amigável e respeitável conversa".
Nesta quarta-feira, Peña Nieto disse que, quando o México vai bem, os EUA também vão, e vice-versa. Ele também falou sobre abertura a "novos caminhos de cooperação e prosperidade", enquanto prometeu proteger e respeitar os mexicanos em todo lugar.
Trump prometeu, durante a campanha , construir um muro nas fronteiras dos EUA com o México, e que forçaria o país vizinho a pagar pela construção. O republicano também chamou as pessoas que atravessam a fronteira ilegalmente de criminosos e estupradores.
Em agosto, Trump visitou Peña Nieto, na Cidade do México, durante a campanha. Na época, o presidente mexicano foi bastante criticado por se encontrar e não confrontar Trump diretamente sobre os comentários do republicano sobre o México.