Apaixone-se pelo problema, não pela solução


Esta frase eu ouvi ainda nos meus primeiros dias em Dallas e seu sentido vai sendo construído diariamente, em cada novo treinamento, aprendizado, novas pessoas e estratégias que tenho visto por aqui.
Esta frase eu ouvi ainda nos meus primeiros dias em Dallas e seu sentido vai sendo construído diariamente, em cada novo treinamento, aprendizado, novas pessoas e estratégias que tenho visto por aqui.
Temos treinamentos semanais que passam por diversas áreas e nos trazem diferentes visões estratégicas para nossos negócios. Abaixo os destaques do que tenho visto por aqui:
Estratégias de Negócio – Andy Bailey, do Petra Coach
Andy criou sua primeira empresa ainda na faculdade e a vendeu anos depois por cifras milionárias. Hoje é coach de negócios e palestrante reconhecido em todo o país. Tivemos um treinamento bem produtivo que foca em entender nosso core business e criar um plano de ação consistente para atingir objetivos que vão desde o próximo trimestre aos próximos 10 anos. Parte do material didático vem de outro personagen inspirador, o estrategista em liderança Jim Collins, e se chama Big Hairy Audacious Goal (na tradução literal algo como estabelecer uma ‘meta audaciosamente gigante’). Infelizmente, a maior parte do material que está disponível na internet é em inglês e dá para conferir neste link (http://bit.ly/1pyZhWt) um pouco mais sobre a metodologia BHAG.
Como identificar e desenvolver seus consumidores – com Bob Dorf & Freddy Vega.
Bob Dorf é empreendedor, professor de empreendedorismo na Universidade de Columbia e co-autor de um livro que TODO empreendedor deve ler, chamado Start Up: Manual do Empreendedor. Freddy Vega é fundador da Platzi, uma plataforma de ensino online que cresce de forma absurda e tem a maior taxa de conversão de um curso online: 70%.
Acredito que todo empreendedor concorda com o quanto é difícil, nos momentos iniciais, encontrar e conhecer bem quem são os clientes e que tipo de consumidor queremos para o nosso negócio. Neste treinamento, fizemos alguns exercícios e descobrimos algumas estratégias para conversar com este público, que vão desde o Modelo Canvas (http://bit.ly/2erkmON) a ações digitais para engajar a audiência.
Métodos ágeis – com John Doggett & Shama Hyder
John é professor de Empreendedorismo Internacional na Universidade do Texas e Shama é CEO do The Marketing Zen Group é autora de um best seller chamado The Zen of Social Media Marketing. O treinamento apresentou um estudo de caso do Restaurants on the Run, um delivery de comida focado no mundo corporativo que está no mercado há 20 anos, sempre se reinventando para continuar crescendo de forma competitiva. Uma das frases mais impactantes foi: “Não há nenhum acontecimento dentro do seu prédio, vá para a rua”. John comenta o quanto devemos observar a realidade de fato: desde o trajeto dos nossos produtos até chegarem nos clientes à sua reação quando o consomem. Se ficarmos somente dentro da nossa bolha a gente perde importantes fatos da realidade e pode criar uma versão ‘imaginária’ do nosso negócio que é totalmente diferente da prática.
Encerrando o pensamento do início do texto, para mim fica claro que há muitas formas diferentes de atuar em seu negócio, de identificar e criar soluções, de como comunicar e vender ao cliente. A estratégia pode ser incrível, inovadora, um case de sucesso... mas, se eu não for verdadeiramente apaixonado pelo problema, a chance da minha jornada ser vazia de sentido é imensa. E será que vale a pena?
Entenda o que Natália faz nos Estados Unidos:
 
Veja as colunas anteriores: 

Leia também

Deixe um comentário